Chamada para o Dossiê:  Narrativas de/sobre formação de professores e professoras na Educação de Jovens e Adultos

Nos últimos anos, em especial, o campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem vivenciado os seguintes contornos: um quadro de importante retração de matrículas na modalidade em diversas regiões do país; extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, em janeiro de 2019 cujas ações coordenadas eram destinadas à pluralidade cultural que compõe os sujeitos da EJA; ofensiva ao pensamento de Paulo Freire o qual constituí um expoente de produção de fundamentos para a área e aniquilamento de políticas educacionais voltadas às pessoas jovens, adultas e idosas. Esse contexto potencializa o risco ao direito à modalidade, bem como ameaça o seu papel social enquanto educação voltada ao povo, embora a EJA tenha se posicionado como resistência face aos amplos desmandos experienciados, ao longo do tempo na história. Diante disso, os professores e professoras que trabalham na modalidade também experimentam, em seus trajetos de formação e em seus cotidianos, distintas repercussões desse histórico panorama e produzem narrativas no interior dessa conjuntura. Quais histórias são contadas e como espelham o vivido-experenciado nos percursos formativos dos/das docentes? Em posição de diálogo, quais conhecimentos e saberes são tecidos? Quais contra-palavras se apresentam, como possibilidades interpretativas/investigativas? As narrativas, referenciadas no âmbito de suas potencialidades, tendem a suscitar múltiplos discursos exotópicos, polifônicos e democráticos, tão caros aos professores e professoras que trabalham com/na modalidade. 

Com esta proposição convidamos pesquisadores e pesquisadoras que investigam o tema no que tange às narrativas de/sobre formação docente, relevância que se arquiteta tanto pelo reduzido quantitativo de publicações sobre tal abordagem quanto pelo teor consistente que as narrativas impelem às configurações e tratamento das reflexões ao campo. Portanto, o dossiê “Narrativas de/sobre formação de professores e professoras na Educação de Jovens e Adultos” se propõe a reunir textos oriundos de pesquisas,  além de  gerar fomentos de intercâmbios e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino, tendo como aporte as narrativas, proposição cara ao campo proposto.

Proposta de prazo de submissão de textos: até 30 de agosto de 2021.

Organizadores:

Adriana Alves Fernandes Costa (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ)

Guilherme do Val Toledo Prado (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP)

Francisco Evangelista (Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL)