Edições anteriores
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 53 (2024)A Revista de Ciência da Educação, receberás submissões continuas em 2024.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 48 (2021)Neste ano de 2021, no qual comemoramos os 21 anos da criação da Revista de Ciências da Educação, passamos a adotar o sistema de publicação contínua. O volume 48 da revista se inicia com um conjunto de 04 artigos e permanecerá aberto, recebendo novas publicações de acordo com nossa capacidade de processamento e editoração. O volume será completado apenas ao final do ano, quando for publicado o último lote de artigos. Esperamos, assim, não apenas atender ao anseio de nossos autores de ver reduzido o tempo de espera de publicação de seus artigos, mas também alimentar de forma contínua a inteligência e a reflexão de nossos leitores.
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 47 (2020)O número 47 da Revista de Ciências da Educação, com periodicidade semestral, referente ao período de julho a dezembro de 2020, é composto por nove artigos de demanda contínua e um relato de experiência, de autores de seis estados brasileiros: Tocantins, Paraíba, Paraná, Pará, Ceará e São Paulo.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 46 (2020)Em meio à pandemia de Covid-19, que alterou o funcionamento de quase tudo no mundo, o número 46 da Revista de Ciências da Educação também traz mudanças: a partir de 2020 nossa revista passará a ter periodicidade semestral. O referido número é então o nosso primeiro do conturbado ano de 2020. Referente ao período de janeiro a junho, ele é composto de oito artigos, um relato de experiência e uma resenha, de autores de sete estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Pernambuco
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Revista de Ciências da Educação
v. 3 n. 45 (2019)A edição 45 da Revista de Ciências da Educação apresenta contribuições do IV Congresso Internacional Salesiano de Educação (CONISE), realizado na cidade de Americana - SP, na unidade do campus Maria Auxiliadora, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). O tema central e gerador das discussões, debates e oficinas durante o evento foi: A pesquisa como ato político na contemporaneidade. Os textos apresentados nesta edição discutem a relação existente entre educação, pesquisa e política no contexto social desafiador que marca a realidade vivida no Brasil e na América Latina. Tal relação nem sempre é cordial ou positiva, mas conflitiva e frequentemente desigual, quando se investiga na pesquisa a vida do povo brasileiro e dos povos latino-americanos. Por isso, os textos aqui apresentados procuram discutir sobre a importância do compromisso social e político da pesquisa no âmbito da educação e seus impactos para a organização da sociedade.
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 44 (2019)A 44ª edição da Revista Ciências da Educação tem como objetivo apresentar o Dossiê sobre Paulo Freire, partindo das relações institucionais e da partilha existente entre pesquisadores brasileiros e portugueses acerca da obra do educador e pensador brasileiro. Neste sentido, justifica-se o título da presente edição: “Paulo Freire: vozes do Brasil e de Portugal”. Em torno da obra de Freire, é apresentada, nesta edição, o diálogo e a partilha de pesquisadores brasileiros e portugueses de diversas universidades dos dois países, um mosaico interessante e preciso das contribuições do pensamento e das práticas do pensador latino-americano para a educação universal. Os autores deste Dossiê nos convidam a uma reflexão
sobre a pertinência e necessidade da obra freireana na atualidade. -
Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 43 (2019)É com satisfação que trazemos a lume o número 43 da Revista de Ciências da Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), que pretende contribuir com reflexões originais e instigantes para o desenvolvimento das pesquisas no campo da Educação, sobretudo da Educação Sociocomunitária. O conjunto dos trabalhos reunidos neste número da Revista de Ciências da Educação convida-nos a refletir, mediante a pluralidade de olhares, sobre a temática da educação em um contexto de grandes desafios para a construção e a manutenção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática.
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Revista de Ciências da Educação
v. 3 n. 42 (2018)Este número da Revista Ciências da Educação está voltado para ao Dossiê Pedagogia Social no Brasil. Os artigos publicados nesta edição apresentam um mosaico em construção das ações e das pesquisas em andamento desse campo conceitual no atual contexto social, político e econômico no país. Esperamos que a presente publicação contribua para a reflexão e a ação de todos os profissionais envolvidos com a necessária transformação social da realidade vivida atualmente no Brasil e na América Latina
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 41 (2018)O presente número da Revista Ciências da Educação apresenta artigos que compõem o Dossiê Educação Popular. A proposta deste dossiê temático é de acolher textos teórico-analíticos inéditos que apresentem resultados de pesquisas ancoradas nos pressupostos da Educação Popular, “pautadas na perspectiva de um compromisso ético, social e político de melhoria das condições de educação da população brasileira e latino-americana, buscando a equidade, o respeito à vida, a dignidade das pessoas, a valorização do saber e da cultura populares, a inclusão e o controle social e a superação de todas as formas de desigualdade e discriminação”.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 40 (2018)O número 40 da Revista de Ciências da Educação tem como fio condutor as experiências e as teorizações socioeducativas diferenciadas e inovadoras em várias esferas da educação, indo daquela escolar até aquelas desenvolvidas na interface educação e saúde, o que contempla o foco e o escopo do periódico, que é o de promover o debate sobre inovações, aportes teóricos e temas sociais e educacionais críticos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
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Revista de Ciências da Educação
v. 3 n. 39 (2017)O número 39 da Revista de Ciências da Educação traz diversas discussões teóricas, perpassadas pela relação entre processos educacionais e educativos, formais ou não formais, e a comunidade. Em épocas de tantas angústias sociais, que nos impactam e nos instigam a discutir os rumos e as opções para a construção de uma sociedade mais justa, os textos e as ideias aqui apresentadas apontam caminhos para que o binômio educação-comunidade se fortaleça. É a esperança para superarmos os importantes desafios que temos pela frente..
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 38 (2017)O número 38 da Revista Ciências da Educação apresenta artigos que compõem o Dossiê "Educação não fomrla: abordagens teórico-conceituaus e práticas sociais e comunitárias". O campo da educação não formal tem sido abordado desde os anos de 1960 e foi retomado a partir dos anos de 1990, com o fortalecimento do neoliberalismo e o acelerado e intenso surgimento das ONGs. A educação não formal, portanto, campo não exatamente novo – anteriormente já chamado de educação ao longo da vida ou educação permanente –, encontra-se em absorção recente no universo acadêmico e de pesquisa, constituído por reflexões, processo e práticas que ocorrem em espaços ampliados de educação, de forma institucionalizada ou não, atendendo a diferentes públicos e em interface com diferentes áreas do conhecimento em interdisciplinaridade.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 37 (2017)O número 37 da Revista de Ciências da Educação, sempre tendo por foco compreensões e teorizações que se dirigem a perscrutar as relações presentes entre a educação, a sociedade, a comunidade e as instituições, como as escolas e as organizações da sociedade civil, traz, um estudo sobre as tentativas de escolarização de jovens irlandeses, evadidos do sistema de ensino regular, realizadas no âmbito de projetos educativos alternativos desenvolvidos nos centros Youthreach. Esse é o primeiro de uma série de artigos que serão publicados neste periódico, em uma parceria entre a Revista de Ciências da Educação e a AONTAS (National Adult Learning Organization), entidade irlandesa dedicada a iniciativas comunitárias de educação de adultos, visando à difusão de estudos nesse campo. Esperamos, a partir das reflexões suscitadas pela leitura deste número, que o difícil momento pelo qual passa a sociedade brasileira possa ser fecundado pela consciência de que o porvir será tramado por todos nós, o que nos exige a coragem cívica de que, em respeito às diferenças, encontremos na diversidade que nos caracteriza a força para transformar nossa realidade.
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Revista de Ciências da Educação
v. 3 n. 36 (2016)O número 36 da Revista de Ciências da Educação traz, sob múltiplas perspectivas de análise, investigações no campo educacional que apresentam como ponto comum a indissociabilidade entre as práticas educacionais escolares e não escolares para a produção do conhecimento teórico em educação, bem como para os contornos que tais práticas assumem no cotidiano vivido.
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 35 (2016)O número 35 da Revista de Ciências da Educação traz um Dossiê alusivo ao bicentenário de Dom Bosco, comemorado nas instituições salesianas no ano de 2015. Desses artigos, podemos apreender a complexidade da figura de Dom Bosco como sacerdote, educador, conhecedor das problemáticas do seu tempo e idealizador de transformações sociais, em especial naquilo que tange à educação da juventude.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 34 (2016)Os temas da Revista de Ciências da Educação, em seu número 34, contemplam esforços de pesquisadores, de diferentes áreas do saber, para fazer frente às situações de desigualdades sociais com as quais, cotidianamente, nos deparamos. Esse Dossiê é uma edição referente aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco, cujas comemorações, incluindo eventos de discussão acadêmica sobre a obra salesiana, ocorreram durante todo o ano de 2015. -
Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 33 (2015)Esta edição, de número 33, marca importantes melhorias implantadas em nosso processo editorial. Os artigos que compõem este número, têm como fio condutor a abordagem da educação em diversos espaços/tempos, em especial naqueles não escolares, ou focando a escola como comunidade, e não como mera agregação de sujeitos, discutindo criticamente práticas e saberes pertinentes à autonomia e à emancipação dos sujeitos. A defesa da humanização das relações que se estabelecem em contextos educativos e educacionais, em suas especificidades, é centralmente tratada neste número, quer em referência a práticas institucionalizadoras (ambientes hospitalares, escolares e de segregação social), quer em termos de concepções teóricas, envolvendo a reflexão quanto a fundamentos epistemológicos da educação e a própria ideia contemporânea de universidade.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 32 (2015)A edição de número 32 da Revista de Ciências da Educação se apresenta composta por artigos que discutem desafios contemporaneamente postos à educação, em suas múltiplas concepções e contextos. O leitor encontrará argumentações e reflexões fecundas sobre tensões que vêm permeando fazeres e pensares socioeducacionais, podendo considerar como se esboçam, conforme aventa o título da obra resenhada nesta edição, os contornos das teorias e das práticas educacionais do século XXII.
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 31 (2014)A edição de número 31 da Revista de Ciências da Educação traz, como fio condutor, o papel de práticas educacionais quer atinentes às instituições formais de ensino, quer aquelas no campo da educação informal e não formal, envolvidas com proposições de transformação das comunidades com as quais estão implicadas.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 30 (2014)O número 30, da revista de Ciência da educação, chega em um significativo momento histórico da grande família salesiana: a preparação para a celebração do bicentenário do nascimento de São João Bosco. Até com esta Revista continuamos uma história importante para toda a humanidade, que começou com São João Bosco, ou aliás com sua mãe. A Revista nos ajuda a “pensar melhor a educação”, particularmente na sociedade atual, caracterizada por mudanças rápidas e profundas, que afetam toda a nossa vida. E também a continuidade desta Revista é sinal de que acreditamos na educação; refletimos melhor no que ela é e como deve ser. Entre as mudanças da nossa época, penso naquela bem significativa da Internet, que acabou até por criar as revistas também na modalidade eletrônica, inclusive a nossa. E a história de Revista continua...
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 29 (2013)Prezado leitor, é com prazer que publicamos o número 29 da Revista de Ciências da Educação, que traz à tona, no âmbito da sua filosofia editorial, discussões relevantes, originadas de pesquisa, acerca da educação envolvendo grupos sócio-historicamente marginalizados, bem como proposições políticas e didático-metodológicas, que buscam refletir e encaminhar problemáticas do nosso contexto educacional, estendendo-se o olhar para além das fronteiras das instituições escolares, embora estas possam ser tomadas como seu lócus de partida.
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Revista de Ciências da Educação
v. 1 n. 28 (2013)O número 28 da Revista de Ciências da Educação, é o marco da Versão Eletrônica da Revista, com o do ISSN 2317-6091.
Caro leitor, é com prazer que publicamos mais um número da Revista de Ciências da Educação. Os artigos deste número reafirmam a abrangência territorial do periódico: autores de diversos estados e regiões brasileiras, além de países como os Estados Unidos, Portugal, Holanda e Espanha, colaboraram para com esta edição, trazendo à tona temáticas que privilegiam o quefazer educacional com grupos que, tradicionalmente, vêm sendo excluídos do acesso à educação e ao conhecimento – foco considerado essencial na filosofia editorial deste periódico.
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Revista de Ciências da Educação
v. 2 n. 27 (2012)O número 27 da Revista de Ciências da Educação traz um dossiê, especialmente preparado para compartilhar com nossos leitores uma data relevante: aquela que marca os 60 anos da presença salesiana no ensino superior. Sob a perspectiva de autores que vivenciaram as vicissitudes, as satisfações, as histórias e os acontecimentos relevantes desses 60 anos de trajetória, discutem-se fatos e reflexões que se imbricam a história mesma da sociedade brasileira com o campo da educação e aquele da Educação Salesiana. Sem dúvida, constitui-se em um registro importante para honrar a memória daqueles que participaram dessa trajetória, as especificidades que caracterizam a educação pautada na salesianidade, e fomentando o conhecimento quanto à própria historicidade do ensino superior no Brasil.