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  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 26 (2012)

    Esta edição de número 26 da Revista de Ciências da Educação está marcada por mais um significativo avanço no processo de consolidação desse periódico como importante veículo para a divulgação e o compartilhamento dos conhecimentos produzidos nas áreas por ele prioritariamente contempladas: a Educação Sociocomunitária, a Educação Não Formal e a Educação Salesiana. A partir desta edição, todos os artigos e trabalhos selecionados para a publicação terão os seus resumos traduzidos também para o idioma espanhol, além dos já tradicionalmente elaborados em inglês e em português. Tal iniciativa contempla nossos leitores e autores, que fazem uso principal daquele idioma, reconhecendo o importante papel destes na produção acadêmica e nas reflexões e ações que desenvolvem nas temáticas vinculadas à Revista de Ciências da Educação.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 25 (2011)

    A Revista de Ciências da Educação vem sendo, desde 2000, uma publicação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), articulada a partir de 2006 pelo seu Programa de Mestrado em Educação, e se constitui como um espaço destinado à produção do conhecimento acadêmico no campo educacional, em suas várias interfaces. Prioritariamente, ela se destina às investigações que versam sobre a educação sociocomunitária, a educação não formal e a educação salesiana, que constituem a linha editorial deste periódico. Dessa maneira, a Revista de Ciências da Educação pretende possibilitar a mediação dialógica de pesquisadores, acadêmicos e educadores das mais variadas referências teórico-metodológicas e práticas socioeducativas, pois acredita que esse é o melhor caminho para desenvolver a produção acadêmico-científica, condição necessária, mas não suficiente, para qualificar a educação brasileira e latino-americana.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 24 (2011)

    A Revista de Ciências da Educação chega ao seu vigésimo quinto número, em seu décimo terceiro ano de publicação. É uma alegria imensa, esse periódico que se consolida como veículo de divulgação de artigos acadêmicos, relatos de experiências e outros trabalhos que tratam da Educação Não Formal, da Educação Sociocomunitária e da Educação Salesiana, não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, destacando-se escritos vindos do Velho Continente. 

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 23 (2010)

    Neste 2º semestre de 2010, a Revista de Ciências da Educação destaca o Dossiê “Movimentos sociais e educação”. Traz, também, diversos artigos versando sobre outros aspectos da linha editorial desta Revista

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 22 (2010)

    O número 22 da Revista de Ciências da Educação conta com a participação de 20 instituições acadêmicas, representadas por seus pesquisadores, de dentro e de fora do Estado de São Paulo, de diversas regiões do Brasil, e até da Europa, América do Norte e América Central, os quais assinam os artigos.
    Marca este número, assim como os anteriores, ao lado da diversidade de instituições, a diversidade de temas, organizados em torno da linha editorial desta Revista. Esta salutar diversidade indica não apenas a abertura da Revista, mas principalmente dos próprios campos da Educação Não-Formal, Educação Salesiana e Educação Sócio-Comunitária, antenados com o que ocorre pelo mundo do ensinar e aprender e com o que se anuncia nas esquinas da utopia.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 21 (2009)

    Este número 21 da Revista de Ciências da Educação marca um momento importante no processo de reformulação e de consolidação deste periódico na comunidade acadêmico-científica nacional, pois ele está ganhando, cada vez mais, repercussões internacionais. A Revista alcança seu 11º ano de publicação com a periodicidade semestral, sendo que todo o processo de reformulação editorial e gráfica iniciou-se com o a edição número 16, relativo ao 1º semestre de 2007. Com a delimitação da linha editorial abarcando estudos e pesquisas sobre Educação Não-Formal, Educação Sócio-Comunitária e Educação Salesiana, este periódico consolidou-se na comunidade acadêmica brasileira como uma referência importante no que concerne à divulgação científica. E, agora, a Revista caminha a passos largos para alcançar reconhecimento no âmbito internacional aos que se dedicam às diferentes modalidades de educação não escolar, sobretudo na Espanha, um dos berços da educação social.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 20 (2009)

    A Revista de Ciências da Educação está completamente reformulada sob vários aspectos em sua edição número  20, continuando, desse modo, um processo que se iniciou há mais de um ano e que ainda caminha a passos largos.  A Revista de Ciências da Educação tem se destacado no cenário nacional por ser um periódico da área da educação que adotou como linha editorial os processos educativos que se desdobram fora da escola, principalmente os que são protagonizados por organizações da sociedade civil organizada. Mais precisamente, publicam-se trabalhos que tratam da Educação Não-Formal, Educação Sócio-Comunitária e Educação Salesiana, o que aproxima a Revista da identidade institucional da mantenedora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu: o Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal)

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 19 (2008)

    Este número da Revista de Ciências da Educação inaugura uma prática que poderá tornar-se um bom expediente para este periódico: a organização de dossiês temáticos. Trazemos aqui quatro artigos que compõem o dossiê “Educação Não-formal e Terceira Idade”, os quais abrem a série de artigos deste número.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 18 (2008)

    O presente número da Revista de Ciências da Educação chega aos leitores com mais algumas modificações gráficas e estruturais, fruto do processo de readequação desse periódico que se destina a estimular a produção acadêmico-científica que trata da Educação Salesiana, da Educação SócioComunitária e da Educação Não-Formal. 

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 17 (2007)

    Este número da Revista de CIÊNCIAS da EDUCAÇÃO é especialmente caro para nós por consolidar uma boa parceria entre o Programa de Mestrado em Educação do UNISAL e o GEMEC (Grupo de Estudos Memória, Educação e Cultura) do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas que, no ano de 2007, se concretizou com a organização do II Colóquio de Educação Comunitária realizado no
    Campus São José – UNISAL/Campinas, São Paulo. Tal parceria se firmou com o intuito de trocar experiências e também dialogar e refletir sobre as variadas dimensões, sentidos, significações e relações entre a Educação Não-Formal e a Educação Sócio-Comunitária.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 16 (2007)

    O presente número da Revista de Ciência da Educação foi organizado pelo Programa de Mestrado em Educação do UNISAL, com vistas a socializar algumas produções de seu corpo docente e discente, bem como propiciar um espaço dialógico para alguns setores acadêmico-científicos que trabalham com o “objeto” que denominamos de Educação Sócio-comunitária.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 15 (2006)

    O presente número da Revista de Ciências da Educação traz a segunda parte dos artigos e reflexões apresentados durante o primeiro Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação, do Centro UNISAL, Unidade Americana-SP.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 14 (2006)

    É com muita satisfação que apresentamos mais um número da Revista Ciências da Educação do UNISAL. Este número é bastante especial, pois apresenta resultados do primeiro Colóquio sobre Educação Sócio-Comunitária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação, do Centro UNISAL, Unidade Americana-SP.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 13 (2005)

    A Revista de Ciências da Educação vem mais uma vez nos presentear com artigos de grande relevância para o caminhar da educação no Brasil. Neste número estamos contando com a colaboração de participantes do Encontro Estadual de Pedagogia realizado em novembro de 2006, na Unidade de Campinas. Esta foi uma das oportunidades únicas, que interessados e estudiosos se reuniram para a discussão sobre o tema da Pedagogia Social, tão relevante para a realidade brasileira.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 12 (2005)

    As discussões sobre os melhores paradigmas da educação são sempre contemporâneas. Na perspectiva nacional, o Brasil enfrenta sérias dificuldades de consolidar-se como uma nação em que as pessoas possam exercer sua cidadania de forma plena. É comum afirmarmos que a consolidação da cidadania passa pela solidez dos planos de educação do país. O desafio está na necessidade de superarmos os discursos e elaborarmos projetos consistentes.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 11 (2004)

    A multiplicidade de desafios propostos pela práxis educativa faz com que a diversidade de projetos de pesquisa seja uma busca incessante de respostas a necessidades sociais e comunitárias para além do enriquecer e acumular um volume de informações e conhecimento na área da Ciência da Educação. Neste número, os leitores encontrarão como novidade a reorganização das seções, segundo dois núcleos temáticos: 1. Análise Histórica da Práxis Educativa nas Experiências Sócio-Comunitárias e Institucionais e 2. A Intervenção Educativa Sócio-Comunitária: Linguagem, Intersubjetividade e Práxis.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 10 (2004)

    A Revista de Ciências da Educação, editada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), se consolida no meio acadêmico nacional, como espaço democrático de pensamento, onde se expõem e se discutem princípios, métodos, propostas de ação e intervenção, pesquisas e informação em torno ao ato educativo, sua teleologia, atores, condições históricas, sociais e políticas. É o que o leitor poderá comprovar facilmente numa simples passagem de olhos pelo elenco dos artigos e resenhas publicados
    neste número.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 09 (2003)

    Mais um número de nossa Revista de Ciências da Educação chega às mãos do leitor. É supérfluo reconhecer que já se consolidou no meio acadêmico e fora dele essa iniciativa do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Número após número, a Revista vem possibilitando o diálogo amplo e aberto de seus colaboradores entre si e com seus leitores, o encontro de linhas de pensamento que, mesmo divergentes, revelam a preocupação dos pesquisadores com sua missão maior, a de educadores. O intercâmbio de idéias e o fomento da produção científica, bem como a ampliação da participação acadêmica na comunidade – eis o móvel desta Revista e da alta direção Salesiana que a patrocina e permanentemente a estimula.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 08 (2003)

    O leitor tem em mãos mais um número, o 08, de nossa Revista de Ciências da Educação. É supérfluo ressaltar a relevância dessa publicação, pois seu “lugar” já se reconhece, no meio acadêmico,
    como espaço de exposição de idéias, de invenção, de debates. A reflexão e a pesquisa são, certamente, os “modos” de manifestação do UNISAL, de sua vida intelectual, de sua filosofia pedagógica.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 07 (2002)

    Versão Impressa. 

    Apresenta os Anais do Congresso "Novos Olhares sobre a Educação", realizados no período de 09 a 12 de setembro de 2002.

     

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 06 (2002)

    Versão Impressa.

    A Revista de Ciência da Educação, número 06, traz reflexões sobre "Da Ciência à Sabedoria", que norteou, 50 anos tarás, a fundação da então 'Faculdade Salesinioa e Filosofia, Ciências e Letras'.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 05 (2001)

    VERSÃO IMPRESSA.

    O Número 05, da Revista de Ciências a Educação, traz reflexões sobre a expansão significativa do Ensino Superior. 

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 04 (2001)

    Versão Impressa.

    o número 04 da Revista de Ciência da Educação, faz alusão a "Ciência da Sabedoria", para que a educação seja a luz nos caminhos do 'Novo Milênio'.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 2 n. 03 (2000)

    Versão Impressa.

    A semente plantada, faz mais de cem anos, está produzindo muitos frutos. A semente é a "presença Salesiana" no Brasil. Entre  os "muitos frutos", desde  ano de 1952, a "Presença Salesiana" torna-se também "Presença Universitária". Manifesta sua 'crença na juventude e na educação' e  convida os educadores a partilhar suas vidas investindo em educação.

  • Revista de Ciências da Educação
    v. 1 n. 02 (2000)

    Versão Impressa.

    Esse é a segunda impressão da Revista de Ciências da Educação, que traz reflexões e experiências de profissionais da área preocupados com o fato educativo, acentuando, principalmente, o estudo da problemática local e da mais que centenária experiência salesiana em educação, no mundo inteiro, nas mais variadas situações.

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