v. 1 n. 37 (2017): Revista de Ciências da Educação
O número 37 da Revista de Ciências da Educação, sempre tendo por foco compreensões e teorizações que se dirigem a perscrutar as relações presentes entre a educação, a sociedade, a comunidade e as instituições, como as escolas e as organizações da sociedade civil, traz, um estudo sobre as tentativas de escolarização de jovens irlandeses, evadidos do sistema de ensino regular, realizadas no âmbito de projetos educativos alternativos desenvolvidos nos centros Youthreach. Esse é o primeiro de uma série de artigos que serão publicados neste periódico, em uma parceria entre a Revista de Ciências da Educação e a AONTAS (National Adult Learning Organization), entidade irlandesa dedicada a iniciativas comunitárias de educação de adultos, visando à difusão de estudos nesse campo. Esperamos, a partir das reflexões suscitadas pela leitura deste número, que o difícil momento pelo qual passa a sociedade brasileira possa ser fecundado pela consciência de que o porvir será tramado por todos nós, o que nos exige a coragem cívica de que, em respeito às diferenças, encontremos na diversidade que nos caracteriza a força para transformar nossa realidade.