O ACESSO À JUSTIÇA POR MEIO DE UMA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL LEGÍTIMA E DEMOCRÁTICA PARA A EFETIVA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DA PERSONALIDADE

  • Rodrigo Valente Giublin Teixeira Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Marcelo Dantas Lopes Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a interpretação constitucional adequada para o enfrentamento de demandas envolvendo conflitos de interesses complexos e a judicialização da política (ou da vida) trazidos ao Poder Judiciário (mormente com base nos direitos fundamentais, nos direitos da personalidade, dentre outros), para assim, concretizar-se um efetivo acesso à justiça. Aborda-se, para tanto, a formação do Estado Democrático de Direito e a força normativa do núcleo principiológico constante do respectivo paradigma constitucional fundado na dignidade humana (em contraponto ao Estado Liberal e ao Estado Social de Direito) passando pela análise da sustentação dessa força normativa bem como qual a interpretação deve ser a ela utilizada, para então viabilizar o acesso à justiça, vindo ao encontro de uma observância democrática, como forma de garantia dos direitos.

Biografia do Autor

Rodrigo Valente Giublin Teixeira, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Doutor pela PUC/SP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Docente Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas e da Graduação na Unicesumar, Maringá (PR), Brasil. Advogado.

Marcelo Dantas Lopes, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, tendo como linha de pesquisa instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade.

Publicado
24/12/2020
Seção
PUBLICAÇÕES