A ÉTICA DA ALTERIDADE E A BUSCA PELA IGUALDADE DE RECONHECIMENTO EM EMMANUEL LÉVINAS

  • Lara Caxico Martins Miranda Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Luiz Gustavo Tiroli Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando de Brito Alves Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Os acontecimentos históricos do século XX, tais como as guerras mundiais e os regimes totalitários evidenciaram a fragilidade do homem em face do seu semelhante. O consumismo exacerbado e desenvolvimento econômico, aliado a racionalidade instrumental decorrente do avanço científico e tecnológico impulsionaram o individualismo, em que o eu busca realização pessoal, sendo o outro apenas um instrumento para a concretização desta realidade. Neste contexto, surgem as reflexões de Emmanuel Lévinas sobre a valorização da ética humana em face de sua essência, tecendo críticas à filosofia ontológica e propondo a alteridade, que consiste na responsabilidade do eu diante do outro. O estudo objetiva analisar se a alteridade sob a perspectiva de Emmanuel Lévinas pode ser fundamento teórico para o desenvolvimento da igualdade na concepção do reconhecimento. Por via do método hipotético-indutivo concluiu-se que a teoria da alteridade de Lévinas tem substrato suficiente para a subsidiar a aplicação da igualdade de reconhecimento.

Biografia do Autor

Lara Caxico Martins Miranda, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Participante do Grupo de Pesquisas (GT) Políticas públicas e efetivação dos direitos sociais (UENP).

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Colaborador no Projeto de Pesquisa do Acesso à Justiça no Direito das Famílias e colaborador no Programa de Formação Complementar Carreiras Jurídicas In Loco da Universidade Estadual de Londrina. Endereço eletrônico: luiz.gustavo.tiroli@uel.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319.

Fernando de Brito Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE / Bauru-SP. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Publicado
06/09/2021
Seção
PUBLICAÇÕES