A função social da cidade e os impactos da expansão urbana do município do Rio de Janeiro fundamentada no interesse econômico

  • Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Sara Vieira de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Vinicius Gama Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Palavras-chave: Função Social da Cidade, Mercado, Interesse Econômico, Expansão Urbana, Rio de Janeiro

Resumo

O contexto histórico demonstra que as cidades foram e têm sido desenvolvidas em torno do mercado, ou seja, do interesse econômico. Nesse sentido, o presente artigo aborda a problemática da expansão urbana ocorrida na cidade do Rio de Janeiro justificada unicamente nos rendimentos financeiros, sem a devida observância aos princípios constitucionais, diretrizes previstas em lei e à função social da cidade.

Biografia do Autor

Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Candido Mendes. Professor da Graduação em Direito e do Mestrado em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Consultor em Política Urbana e Direito Urbanístico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Atua nas diversas áreas do Direito Civil, no Direito Urbanístico e no Planejamento Urbano.

Sara Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Advogada, com Bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Rio, com especialização em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Direito Empresarial pelo IBMEC. Sócia do escritório de advocacia Gonçalves Ferreira Advogados - GFAA.

Vinicius Gama, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes (2012) e pós graduado em Direito Público pela Universidade Estacio de Sá (2016). Possui interesse na área acadêmica pelos debates pós coloniais, direito à cidade, relações raciais, direito constitucional e sociologia tendo participado de eventos e publicado em revista acadêmica sobre os referidos temas. Como advogado, atua como assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro em assuntos relacionados a patrimônio imóvel, concessões, licitações, elaboração legislativa e contratual.

Referências

AIETA, Vania Siciliano. Cidade inteligentes e o pacto dos prefeitos: uma proposta de inclusão dos cidadãos rumo à ideia de" cidade humana". Revista de Direito da Cidade, v. 8, n. 4, p. 1622-1643, 2016.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1992. P. 178, 182-183, 204, 244-246.

BRASIL, Agência. Vida removida: a luta pela permanência na Vila Autódromo. Rio de Janeiro. 2016. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-06/vida-removida-luta-pela-permanencia-na-vila-autodromo. Acesso em: 20 de novembro de 2022.

CASTELLS, Manuel. La Cuestion urbana. Buenos Aires: Siglo Ventiuno editores, 2014. P. 18.

CASTRO, Demian Garcia, et al. "Rio de Janeiro: os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016." (2015).

CZIMMERMANN, Fernanda Riviera. O projeto porto maravilha e operação urbana consorciada da região do porto do Rio de Janeiro. Revista Digital de Direito Administrativo, v. 1, n. 1, p. 115-143, 2014.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes – Do Direito à Cidade à Revolução Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014. P. 30,33-38, 43

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Rio de Janeiro. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7v4J0cmMaxUJ:https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/rio-de-janeiro.html&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 20 de novembro de 2022.

MAIA, Rosemere Santos. A produção do espaço em áreas de auto-segregação: o caso da Barra da Tijuca. Anuário do Instituto de Geociências, v. 21, p. 39-75, 1998.

PERLMAN, Janice. O mito da marginalidade: favelas e política no Rio de Janeiro. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1981

PEREIRA, Júlio Cesar M. da S. À flor da terra: o cemitério dos pretos novos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond: IPHAN, 2007.

SANTOS, Angela Moulin Simões Penalva; VASQUES, Pedro Henrique Ramos Prado. Pandemia, higienismo e saneamento básico: uma leitura da política urbana em tempos de covid-19. Revista de Direito da Cidade, v. 13, n. 2, p. 869. 2021.

SILVA, Gabriela da Costa. "Sustentabilidade ambiental na ocupação urbana da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro." (2007).

SILVA, Ana Cristina Costa de Lima. Porto Maravilha: arbitrariedade, mídia e produção de consenso na construção da nova região portuária do Rio de Janeiro. 2016.

SOTO, Hernando de. O mistério do capital: por que o capitalismo dá certo nos países desenvolvidos e fracassa no resto do mundo? Rio de Janeiro: Record, 2001.

ZACCARA, Suzana Maria Loureiro Silveira; MASTRODI, Josué. O que é o objeto “moradia” do Programa Minha Casa, Minha Vida? Revista de Direito da Cidade, [s.l.], v. 8, n. 3, p.859-855, 2 ago. 2016. Universidade de Estado do Rio de Janeiro.

Publicado
29/01/2023
Seção
PUBLICAÇÕES