Cultura e diversidade nas políticas públicas do sistema capitalista

contribuições da teoria de Franz Boas

  • Juliana Fernandes Lança Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
  • Tania da Costa Fernandes Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9522-4741
Palavras-chave: Políticas Públicas, Franz Boas, Sistema Capitalista

Resumo

O sistema capitalista, segundo a teoria de Karl Marx, pode ser compreendido de forma sucinta como uma organização socioeconômica baseada no sistema de troca/compra de força de trabalho, no qual se visa a mais valia, ou seja, extração do lucro a partir da exploração do trabalho. As políticas públicas que oriental tal sistema econômico, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural, passaram a disseminar propostas que ocuparam um lugar de destaque nos governos das últimas três décadas do século XX. O artigo possuí como objetivo compreender e demostrar a importância da antropologia cultural e sua influência nas políticas públicas, teorizada a partir das concepções de Franz Boas, além de, expor as contribuições deste autor para a relação entre cultura e educação. O artigo busca, ainda, dissertar sobre o papel que o conceito de cultura assumiu no sistema capitalista ao justificar os motivos geradores de desigualdades e conflitos. Como resultado, no que diz respeito ao pensamento de Franz Boas, observa-se que este, apesar de não considerar as questões econômicas como determinantes nas relações e condições sociais, contribuiu com avanços que foram importantes para encaminhamentos de questões sociais no interior de uma sociedade que tem a cultura como base das reflexões em relação ao seu desenvolvimento. Foi possível concluir que, a relevância dada para a diversidade cultural e a própria cultura nos últimos anos foi uma maneira do sistema capitalista manter-se em conformidade com o status quo que estabelece.

Biografia do Autor

Juliana Fernandes Lança, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Pedagoga pela Universidade de São Paulo/USP. Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Professora Pesquisadora nas Faculdades Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar/HEDUCULTES e do Grupo de Pesquisa/CNPQ Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade. Membro do Programa de Estudos Complementares em Currículo e Gestão da Educação/PROEGE.

Tania da Costa Fernandes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação, área de Gestão da Educação e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade. Coordenadora do Programa de Estudos Complementares em Currículo e Gestão da Educação/PROEGE.

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Publicado
24/10/2023
Seção
PUBLICAÇÕES