O DIREITO SOCIAL À MORADIA DIGNA COMO ELEMENTO ESSENCIAL À CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA: O ACESSO AOS DADOS DO DÉFICIT HABITACIONAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

  • Regina Célia Martinez Faculdades Metropolitanas Unidas
  • André Felipe Soares de Arruda Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).
  • Carolina Ferreira Souza Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).

Resumo

O presente trabalho trata da importância do acesso aos dados do déficit habitacional na garantia ao direito à moradia digna.  A opção metodológica foi por análise de resenha de literatura específica, legislação pertinente e doutrina. A conclusão é de que é necessário que a divulgação dos dados sobre os instrumentos de regulação política urbana existentes na Constituição Federal e no Plano Diretor seja feita de forma efetiva para a população que necessita de moradia.   

Biografia do Autor

Regina Célia Martinez, Faculdades Metropolitanas Unidas
Regina Célia Martinez Faculdades Metropolitanas UnidasFormada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas(1986). Mestrado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente Professora Titular Doutora, Pesquisadora da Graduação, da Pós Graduação Lato Sensu e Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do  Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas,  Professora da Escola Paulista da Magistratura de São Paulo (EPM). Membro efetivo das seguintes Comissões da OAB/SP: Integrante e Coordenadora de Meio Ambiente Cultural da  Comissão Permanente de Meio Ambiente da OABSP, Integrante da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão de Ensino Jurídico e da Comissão de Infra-estrutura, logística e desenvolvimento sustentável. Assessora do Comitê de Análise da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo. Membro de Comissão Julgadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Vice-Presidente  da Associação Paulista dos Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação - São Paulo.Parecerista de diversas Revistas. Representante da OAB/SP como Membro Suplente, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - CBH - AT, no biênio 2015-2017. 
André Felipe Soares de Arruda, Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).

Doutorando em Direito das Relações Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela UNIMES/Santos. Especialista em Direito do Consumidor pela ESA-OAB/SP.  Membro efetivo da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (triênios 2013/2015 e 2016/2018).  Professor do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).

Carolina Ferreira Souza, Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).

Carolina Ferreira Souza. Doutoranda em Direito das Relações Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Direitos Difusos e Coletivos pela UNIMES/Santos. Especialista em Direito do Consumidor pela ESA-OAB/SP. Professora do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).  

Referências

Referências bibliográficas

ALFOSIN, Betânia de Moraes. Direito à moradia: instrumentos e experiências de regularizações fundiárias nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Ippur/UFRJ, 1997, p. 20 apud CAFRUNE, Marcelo Eibs. O plano diretor e o direito à cidade: diálogos com o poder popular. In: AMARO, Vera Regina Ignácio e TOLFO, Daniela. Direito à cidade e plano diretor: reflexões da oficina estadual de capacitação da rede de avaliação de planos diretores participativos/RS. Porto Alegre: [s.n.], 2011, p. 21-33.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

______. Lei n.º 10.257 de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em 10.03.2016.

______. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em . Acesso em 07.08.2016.

BOULOS, Guilherme Castro. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem-teto. São Paulo: Editora Scortecci, 2014.

CAFRUNE, Marcelo Eibs. O plano diretor e o direito à cidade: diálogos com o poder popular. In: AMARO, Vera Regina Ignácio e TOLFO, Daniela. Direito à cidade e plano diretor: reflexões da oficina estadual de capacitação da rede de avaliação de planos diretores participativos/RS. Porto Alegre: [s.n.], 2011, p. 21-33.

CARTA CAPITAL. Lava Jato: PF prende presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/politica/lava-jato-pf-prende-presidentes-da-odebrecht-e-andrade-gutierrez-8821.html>. Acesso em 20.06.2016.

CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades. Uma antologia. São Paulo: Perspectiva, 1965, p. 203 apud MOROSO, Karla Fabrícia. Direito à cidade e à moradia no Brasil: trajetória e desafios. In: AMARO, Vera Regina Ignácio e TOLFO, Daniela. Direito à cidade e plano diretor: reflexões da oficina estadual de capacitação da rede de avaliação de planos diretores participativos/RS. Porto Alegre: [s.n.], 2011, p. 15-20.

COSTA, Ana Carolina Silva da; ARGUELHES, Delmo de Oliveira. (2008). A higienização social através do planejamento urbano de Belo Horizonte nos primeiros anos do século XX. In: Universitas Humanas. Brasilia, 2008. Disponível em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/universitashumanas/article/view/878/612>. Acesso em: 07.01.2016.

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.

______. Estatuto da cidade comentado: Lei 10.257/2001: Lei do Meio Ambiente Artificial. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, p. 25.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Déficit Habitacional no Brasil/ 2013-2014. Disponível em: <http://www.fjp.mg.gov.br/index.php/docman/cei/informativos-cei-eventuais/634-deficit-habitacional-06-09-2016/file>. Acesso em 10.06.2016.

GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos sociais e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.

MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otília et alli. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 121-192 apud CAFRUNE, Marcelo Eibs. O plano diretor e o direito à cidade: diálogos com o poder popular. In: AMARO, Vera Regina Ignácio e TOLFO, Daniela. Direito à cidade e plano diretor: reflexões da oficina estadual de capacitação da rede de avaliação de planos diretores participativos/RS. Porto Alegre: [s.n.], 2011, p. 21-33.

MELO, Daniel. Mais de 32 milhões de casas não têm acesso à internet; preço é maior barreira. Empresa Brasileira de Comunicação. Agência Brasil. Disponível em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-09/328-milhoes-de-domicilios-nao-tem-acesso-internet-preco-e-maior-barreira>. Acesso em 16/09/2016.

MIRINHÃ, Angélica. Planos diretores participativos: igualdade nas cidades. In: AMARO, Vera Regina Ignácio e TOLFO, Daniela. Direito à cidade e plano diretor: reflexões da oficina estadual de capacitação da rede de avaliação de planos diretores participativos/RS. Porto Alegre: [s.n.], 2011, p. 9-13.

MOROSO, Karla Fabrícia. Direito à cidade e à moradia no Brasil: trajetória e desafios. In: AMARO, Vera Regina Ignácio e TOLFO, Daniela. Direito à cidade e plano diretor: reflexões da oficina estadual de capacitação da rede de avaliação de planos diretores participativos/RS. Porto Alegre: [s.n.], 2011, p. 15-20.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

ROLNIK, Raquel et al. Plano diretor participativo. Brasília: Ministério das Cidades, 2005.

SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. São Paulo: Malheiros, 2007.

Publicado
07/12/2016
Seção
PUBLICAÇÕES