INTERDISCIPLINARIDADE NA TEMÁTICA ECOLÓGICA, COM DESTAQUE AO PROBLEMA DA ÁGUA

VISÃO INTEGRAL, ÉTICA, ECONÔMICA E JURÍDICA

  • Lino Rampazzo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Marcius Tadeu Maciel Nahur Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

Neste texto procura-se desenvolver a temática da ecológica na perspectiva interdisciplinar, tendo como base o princípio do bem comum e o da justiça intergeracional; e como referência a significativa reflexão do Papa Francisco expressa na encíclica ecológica “Louvado sejasâ€. A ecologia conclama um novo paradigma ético que considere e articule as novas formas de saber e de responsabilidade, para o bem da humanidade e da Terra. No aspecto especificamente econômico, aparece o conceito de sustentabilidade, que, especialmente através da contribuição das Conferências ambientais e da “Declaração Universal dos Direitos da Ãguaâ€, definiu seus macroprincípios fundantes. Ressalta-se, nesta reflexão, o caso específico da água, que exige todo cuidado em nível difuso, com a aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável, do poluidor-pagador, da prevenção, da participação coletiva e da ubiquidade.

Biografia do Autor

Lino Rampazzo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1986), graduação em Teologia - Pontificio Seminário Regionale di Chieti (1970), mestrado em TEOLOGIA pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE LATERANENSE (1975) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1978). Pos-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Atualmente é professor e pesquisador do CENTRO UNIVERSITÀRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (U.E. Lorena) e Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em TEOLOGIA, ÉTICA e BIOÉTICA; e em METODOLOGIA CIENTÃFICA.
Marcius Tadeu Maciel Nahur, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Mestre em Direito pelo Centro Unisal. Professor no Curso de Direito do do Centro Unisal e nos Cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Canção Nova.

Publicado
06/09/2021
Seção
PUBLICAÇÕES