O MÉTODO CIENTÃFICO DE PIERRE BOURDIEU E SUA APLICAÇÃO NO CONTRATO DE SEGURO
Abstract
O trabalho analisa a metodologia cientÃfica de Pierre Bourdieu, mediante a interpretação dos seus principais conceitos, seu método, para então identificar o campo e os microcosmos que estão inseridos num macrocosmo social no que pertine ao contrato de seguro, as relações entre os cosmos e internamente entre os seus agentes, vinculados com a estrutura tradicional do objeto e seus efeitos polÃticos, econômicos e sociais.References
BLANCHET, Luiz Alberto. Curso de Direito Administrativo. 5 ed. Curitiba: Juruá, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Les rites comme actes d’institution. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v. 43, juin 1982.
______. O campo cientÃfico. In: ORTIZ, R. (Org). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ãtica, 1983.
______. O poder Simbólico. Rio de 5.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clÃnica do campo cientÃfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.
______. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa – Campinas, SP: Papirus, 1996.
CALMON DE PASSOS, José Joaquim. O risco na sociedade moderna e seus reflexos na teoria da responsabilidade civil e na natureza jurÃdica do contrato de seguro. 1o. Fórum de Direito de Seguro, Jose Solero Filho, 2000.
GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988 - Interpretação e CrÃtica. 5a. ed. Malheiros. São Paulo, 2000.
MARQUES, Claudia Lima in BENJAMIN, Antônio Herman V. Manual de direito do consumidor. 2. ed. rev. atual. e ampl., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
QUERINO, José Tavares Neto; MEZZAROBA, Orides. O método enquanto pressuposto de pesquisa para o Direito: a contribuição de Pierre Bourdieu. Revista da Presidência da República, 2016.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; GRUBBA, Leilane Serratine. Bachelard. Os obstáculos epistemológicos à pesquisa cientÃfica do direito. Sequência. Florianópolis, n. 64, p. 307-334, julho 2012.
WACQUANT, L. O legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de Sociologia e PolÃtica, Curitiba, n.19, nov. 2002.