AS POLÃTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÃLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS
Abstract
O trabalho analisa as polÃticas públicas ao ensino superior no PaÃs, tendo como principais objetivos demonstrar a evolução legislativa e dados quali-quantitativos acerca do acesso ao ensino superior por pretos e pardos. A pesquisa está amparada em método dedutivo, pois está sendo primeiramente coletado e analisado e, posteriormente, analisado e concluÃdo. Os métodos de procedimento serão o histórico e o estatÃstico, inter-relacionando o estudo das polÃticas públicas de acesso ao ensino superior e aos dados governamentais e não governamentais. Na análise empÃrica, dados estatÃsticos serão necessários, especificando os atributos quali-quantificáveis dos dados recolhidos para uma compreensão em consonância com a construção teórica. Pode-se perceber, a tÃtulo de resultados e considerações finais, que ainda há muito evoluir, mas que se está conseguindo implementar modificações significativas na tutela das ações afirmativas.