A literatura como instrumento de contribuição para o ensino jurídico

  • Taciana Soares Oliveira Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM
  • Raquel Cristina Ferraroni Sanches Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

Resumo

Têm passado quase imperceptíveis para os juristas brasileiros alguns trabalhos que, nos últimos anos, recorrem à Literatura como fonte de informação, debate e contribuição para o ensino jurídico. A pesquisa objetiva repensar o Direito por meio da Literatura, posto que tão somente o ensino dogmático, ainda marcado pelo formalismo oitocentista, diante do cenário atual social, não tem atendido às expectativas dos atores do direito, e é nesse sentido que a Literatura contribui e promove a reflexão e a crítica necessárias para um ensino jurídico de qualidade. Para tanto, utiliza-se a Literatura como meio de compreensão do jurídico, revelando a interdisciplinaridade (proposta pela Resolução 09/2004 do Conselho Nacional da Educação e Câmara de Educação Superior) entre aquela e o Direito. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, tendo por base as análises e os comentários de artigos científicos, textos doutrinários e dispositivos normativos acerca do tema.

Biografia do Autor

Taciana Soares Oliveira, Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2015) e graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2008). Atualmente, é analista administrativo na Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha. Realiza pesquisas nas áreas de Direito, com ênfase em Ensino Jurídico; Letras, com ênfase em Literatura Brasileira; É membro do Grupo de Pesquisa “Reflexões sobre o ensino jurídico brasileiro (ENJUR).
Raquel Cristina Ferraroni Sanches, Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2016). Atualmente, é Docente do Programa de Mestrado em Direito, Docente dos Curso de Pós-Graduação lato sensu, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Pró-Reitora de Graduação do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: processos de aprendizagem, projetos pedagógicos, ensino jurídico e gestão acadêmica

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Publicado
24/07/2017
Seção
PUBLICAÇÕES