Ensino de filosofia a contrapelo:

inflexão crítica no tempo do agora

Autores

  • Antonio Wardison C da Silva
  • Giovani do Carmo Júnior
  • Quésia Oliveira Olanda

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Anestesia, Atitude crítica, Literatura pensante

Resumo

O artigo objetiva pensar criticamente sobre um modo filosófico de ensinar, tendo em vista os enfrentamentos e desafios do tempo do agora permeado por automatismos, desencanto e falta de reflexão. Focalizamos o problema pela análise sobre o estatuto de um modo filosófico de ensinar no presente. Para consecução de nossa pesquisa utilizamos as reflexões de autores como Charles Baudelaire, Donald Winnicott, Jacques Derrida, Michel Foucault, Sigmund Freud e Walter Benjamin. Ao tratarmos da potência do fazer literário e poético, avaliamos que os processos de ensino-aprendizagem possuem em seu âmago a força de despertar e re-encantar os sujeitos em sua existência. Assim, refletir filosoficamente os processos de ensino-aprendizagem coloca-nos no horizonte a atitude crítica diante de si, dos outros e do mundo.

Downloads

Publicado

12/20/2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)