Educação para a Liberdade:

Trajetória de Três Disciplinas Extensionistas

Autores

  • Adriana Alves Fernandes Costa UFRRJ
  • Fabricia Velasquez Paiva
  • Marcos Estevão Gomes Pasche
  • Sabrina Galeno da Costa

Resumo

O texto aborda o processo de construção de três disciplinas extensionistas no âmbito de uma universidade pública situada na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Os temas contidos nas ementas das disciplinas referidas apresentam, interdisciplinarmente, a educação como prática para a liberdade, enfatizando: práticas alfabetizadoras, leitura, escrita e diferenças, considerando diversos espaços prisionais, bem como outras situações de restrição de liberdade. A trajetória do trabalho revela o contexto de produção da curricularização da extensão, tendo como mote a práxis emancipadora, a partir de um processo coletivo e artesanal de construção com diálogos, eventos e integração entre sujeitos que têm pesquisas e interesses na educação prisional e na extensão.

Biografia do Autor

Marcos Estevão Gomes Pasche

É bacharel e licenciado em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Literatura Brasileira pela mesma instituição. De 2007 a 2012 lecionou Literatura e Redação em cursos preparatórios para concursos públicos diversos, em turmas de Ensino Médio e na Educação Superior, tanto em instituições privadas quanto na UFRJ, como professor substituto (2012-2014). Em 2014 ingressou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) como professor efetivo de Literatura Brasileira. Entre 2015 e 2023 lecionou disciplinas de ensino de literatura no Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS/UFRRJ) e em 2024 passou a integrar o quadro de professores permanentes do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL/UFRRJ). No âmbito do CEDERJ/UFF, Curso de Letras modalidade EAD, coordenou a disciplina Literatura Brasileira V de 2015 a 2016. Foi coordenador dos Cursos de Letras da UFRRJ (campus Seropédica) entre 2016 e 2017 e entre 2021 e 2022. Dedica-se com especial interesse ao estudo de literatura brasileira contemporânea, história da crítica literária brasileira e ensino de literatura. Também colabora com periódicos não acadêmicos de crítica literária. Na Extensão Universitária, tem atuação em projetos de natureza diversa: coordenou a Remição de Pena pela Leitura de 2018 a 2023 e o PIBID entre 2020 e 2022. A partir de parcerias entre a UFRRJ e organizações culturais e políticas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, elaborou e implementa os projetos A Gente se vê na Lona (2020-2023), Todos ao Teatro de Arena, Escritório de Cultura (ambos em vigência desde 2024) e Pré-Enem UFRRJ Esperança Garcia (com edições vigentes desde 2023). Também elaborou e coordena o Núcleo de Extensão Educação para a Liberdade, instituído na UFRRJ em 2024.

Sabrina Galeno da Costa

Docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nas áreas de Fundamentos da Educação - Sociologia da Educação e Didática e Modalidades de Ensino - Ensino de Ciências Sociais. Possui doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2019) e mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia na Escola; Sociologia da Educação, Fundamentos da Educação, Antropologia das Políticas de Educação, Ensino de Sociologia na Educação Básica

Downloads

Publicado

06/30/2024