Aspectos filosóficos da educação contemporânea
Resumo
Este artigo traz uma discussão a partir dos textos de Theodor Adorno, filósofo do pensamento contemporâneo. Ele irá tecer incisivas críticas à Indústria Cultural como fator limitante da liberdade e autonomia na sociedade. Propõe como alternativa a formação humanística e uma educação que resista à exploração e desigualdades sociais. Critica a Indústria Cultural por transformar a cultura em simples mercadoria utilizada para alienar as massas. Vê na educação um instrumento de emancipação, fornecendo ao homem as condições para refletir criticamente sobre sua realidade e rejeitar as desigualdades. Adorno defende a autonomia e liberdade intelectual, condenando qualquer forma de alienação promovida pela Indústria Cultural e pela educação que esteja submissa ao sistema capitalista. Alertava para a necessidade de uma educação política, capaz de formar consciências críticas e autônomas. O artigo está desenhado por uma abordagem de natureza qualitativa, sendo em seu procedimento uma revisão bibliográfica. Traz a expectativa de tentar estabelecer uma reflexão teórica-argumentativa, no sentido de contribuir com a discussão e compreensão sobre alguns textos de ADORNO, T.W. HORKHEIMER, M, numa perspectiva da educação crítica, desalienada e autônoma em relação à massificação cultural.