Compreensões e relações:
o coordenador pedagógico, os professores e o ciberstalking
Resumo
Este artigo traz como objetivo investigar as compreensões do coordenador pedagógico e dos professores e professoras dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o conceito do ciberstalking, um fenômeno virtual que tem avançado de maneira vertiginosa na sociedade atual. Trata-se de um recorte da dissertação: ciberstalking!? E suas implicações no espaço escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e de campo. O lócus da investigação foi uma escola pública, da rede estadual de ensino, situada na região centro-oeste, do Brasil. Os participantes totalizam 5: o coordenador pedagógico, 1 professor e 3 professoras dos anos finais do Ensino Fundamental e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: a entrevista semiestruturada, um aparelho celular para a gravação dos áudios, o questionário e o diário de bordo. Os dados da investigação revelaram que a maioria desses profissionais compreende o ciberstalking como um fenômeno social, um tipo de violência psicológica resultante da destreza dos jovens em utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a cultura da superexposição da vida privada nas redes sociais, do espírito aventureiro, da ingenuidade típica da idade e da falta de educação digital.