Ensino de Ciências

relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Ivana Almeida Serpa
  • Daiana Bortoluzzi Baldoni

Resumo

O ensino de Ciências Naturais constitui um campo de conhecimento essencial para a formação integral dos educandos matriculados na Educação Básica e, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em virtude de sua importância para o desenvolvimento da criticidade e da aprendizagem científica voltada à realidade. O presente artigo objetiva compartilhar um relato de experiência de docência em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, tendo o ensino de Ciências como o foco
do projeto pedagógico desenvolvido. As vivências são oriundas do estágio supervisionado nessa etapa de ensino, o qual se desenvolveu em uma escola de Educação Básica de Alegrete, Rio Grande do Sul. Com base nas práticas pedagógicas realizadas
e no arcabouço teórico e legislativo referenciado neste manuscrito, é possível concluir que a metodologia da pedagogia de projetos deve ser encarada como potencial para promover a interdisciplinaridade nos anos iniciais e embasar o trabalho desenvolvido pelos docentes formados no viés da pedagogia generalista. Assim, a proposta defende que essa metodologia pode construir novos caminhos para que o ensino de Ciências e demais saberes sejam significativos para ampliar os conhecimentos prévios dos educandos e apontar alternativas diferenciadas de ensino aos docentes.

Downloads

Publicado

12/20/2021

Edição

Seção

Artigos