Da heurística do temor à queda do céu
o uso pedagógico da catásforfe no âmbito da Educação Ambiental
Palavras-chave:
Hans Jonas, Ailton Krenak, Educação ambiental, Interseccionalidade, Catastrofismo metodológicoResumo
O objetivo do presente texto é estabelecer alguns conceitos que contribuam de modo direto para a educação ambiental, como forma de garantir uma cidadania sustentável. Primeiro, será abordado o catastrofismo metodológico de Hans Jonas e o problema do valor, com ênfase na reeducação para o valor intrínseco da vida. Soma-se a isso, na segunda parte, a contribuição dos povos indígenas para se sopesar o atual modo de viver, pensando em novos modos de estar no mundo a partir de sua memória e ancestralidade. Tudo isso com vistas à educação ambiental e a educação para uma cidadania sustentável. Ao término, espera-se colocar em diálogo a pedagogia da catástrofe e as ideias de Ailton Krenak como forma do bom cumprimento de ações na educação, já aqui, em vista do futuro.