O Racismo Recreativo na Escola

um relato de experiência, desafios e intervenções necessárias

Autores

  • Tatiana Cristina Lopes Candido
  • Juliana Marcondes Bussolotti

Palavras-chave:

Racismo recreativo;, Rodas de Conversa;, Educação Antirracista

Resumo

O racismo recreativo é uma forma de humor degradante que procura rebaixar pessoas negras, reforçando sua posição de inferioridade perante os brancos através de piadas e apelidos pejorativos, muito comum em ambientes escolares. O objetivo deste artigo é analisar o racismo recreativo na escola através do relato de experiência de uma professora e posteriormente buscar possíveis intervenções através de uma revisão de literatura. A metodologia utilizada é descritiva através do relato combinada com uma revisão de literatura sobre racismo recreativo no ambiente escolar. No relato a professora detectou uma situação de racismo em sala de aula e deu o famoso “sermão” na turma, que gerou ainda mais conflitos. A experiência demonstrou que repreender e xingar não são estratégias eficazes para conscientizar os(as) alunos(as) sobre as atitudes racistas. Na revisão de literatura, as pesquisas destacaram o papel fundamental da escola no combate ao racismo, principalmente a liderança do(a) gestor(a) escolar. O recurso pedagógico mais eficaz para abordar o racismo e diversidade com os alunos(as) foram as rodas de conversa, pois permite escutar alunos(as) e perceber suas dores e angústias. O racismo só será realmente combatido no ambiente escolar quando as pessoas se incomodarem com a presença dele, para que isso aconteça é essencial promover o conhecimento, o interesse, o respeito e a empatia entre todos os membros da comunidade escolar.

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Publicado

10/30/2024