Estágio supervisionado remoto:

vivenciando a formação docente em um excepcional contexto

Autores

  • Letícia Rayla P. da Silva
  • Cláudio de Oliveira A. Castro
  • Lucas Góis D. de Lima
  • Heraldo José da Silva Filho
  • Stenio Léo S. Silva
  • Michelle de Paula Madeira

Resumo

Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo.

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Publicado

12/20/2021

Edição

Seção

Artigos