A ludicidade como elemento facilitador da aprendizagem na Educação Infantil
Resumo
A ludicidade, aqui compreendida como ferramenta pedagógica que fomenta o processo de alfabetização na Educação Infantil, comprovadamente, mais do que um recurso didático, promove a interação e estimula a afetividade, condicionando-se em elemento indispensável do fazer pedagógico dos profissionais do magistério que atuam nesse nível de ensino. Por esta premissa, este artigo tem como justificativa o aprofundamento desta temática, buscando constituir-se em um material que auxilie aos interessados na utilização de todos os levantamentos e postulações aqui tomadas, em ponto de partida para outros aprofundamentos e dissertações referentes. A metodologia adotada para esta pesquisa foi de predominância qualitativa, com consulta bibliográfica de artigos, livros e demais publicações referentes à temática, por seu caráter de revisão de literatura. Salienta-se que, através da pesquisa em uma resumida parte da vasta literatura que defende os benefícios de os jogos e brincadeiras serem formas de a criança exercitar todas as suas potencialidades que facilitam o desenvolvimento
de seu lado social, motor e cognitivo, o trabalho tem a pretensão de confirmar o entendimento sobre a ludicidade funcionar como poderosa ferramenta pedagógica de fomento ao processo de ensino e aprendizagem, tendo como alicerce científico o pensamento de grandes teóricos, como Ivic (2010), Jaulin (1981), Munari (2010), Negrine (2000) e Santos (1997), entre outros que discorrem sobre a importância para a aprendizagem e a forte influência (que não deve jamais ser desprezada) dos jogos e brincadeiras como motivadores deste processo de construção do conhecimento.