Proposta de sequência metodológica fundamentada em metodologias ativas para o ensino de Estatística

Autores

  • Rafael Rodrigues Alves Instituto Federal de Goiás - IFG
  • Victor Fernando de Matos IFG

Palavras-chave:

Educação. Estatística, Metodologias ativas, Tecnologias

Resumo

Diante do constante avanço tecnológico, percebe-se a necessidade de inserir tecnologias no ambiente escolar, o que está atrelado a propostas metodológicas inovadoras. Essas propostas rompem com o modelo tradicional de aprendizagem, permitindo que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento. Considerando a relevância da tecnologia na atualidade, é igualmente importante destacar o ensino de Estatística em um contexto em que a comunicação facilitada frequentemente apresenta informações por meio de gráficos, tabelas e dados estatísticos. Nessa perspectiva, este trabalho aborda a seguinte problemática: como construir uma sequência
metodológica fundamentada em metodologias ativas de aprendizagem (MAA) para o ensino de Estatística? O objetivo geral é desenvolver uma sequência metodológica inovadora, utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o ensino de Estatística. Quanto à metodologia, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre TDIC, MAA e os três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Posteriormente, sugere-se uma proposta de sequência metodológica fundamentada em MAA e TDIC, alicerçada em seis momentos pedagógicos, complementando, assim, a proposta de Delizoicov, Angotti e Pernambuco.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Alves, Instituto Federal de Goiás - IFG

Bacharel em Ciências Econômicas – UEG Câmpus Itumbiara; Especialista em Gestão do Agronegócio - UEG Câmpus Itumbiara; Especialista em Controladoria e Finanças – UNIUBE; Pós-Graduando em Ensino de Ciências e Matemática – IFG Câmpus Itumbiara

Downloads

Publicado

07/30/2025