O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental

Autores

  • Elisabeth Hafner Facin
  • Felipe Augusto Bottcher
  • Jaime Cezar Masiero
  • Ricardo Luis Gabiatti

Resumo

A educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja
protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa.

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Publicado

12/20/2021

Edição

Seção

Artigos