O papel da educação nas masculinidades
a reconstrução das masculinidades com homens autores de violência contra as mulheres
Palavras-chave:
Homens autores de violência;, Educação, Relações de gênero, MasculinidadesResumo
O objetivo deste trabalho é analisar como práticas educativas direcionadas à conscientização das relações de gênero entre homens autores de violência podem contribuir para a redução da reincidência dos ciclos de violência. Para isso, foi realizada uma pesquisa investigativa bibliográfica de abordagem quali-quantitativa através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na tentativa de investigar quais intervenções educativas, no contexto de conscientização sobre as relações de gênero, são aplicadas com homens autores de violência no Brasil. Os resultados revelam uma escassez de pesquisas acadêmicas externas para essas práticas. Além disso, destacaram-se temas recorrentes, como: a naturalização da violência pelos homens que a praticam; a influência das masculinidades na perpetuação de comportamentos agressivos; e a ausência de educação sexual direcionada a esse público. Vale destacar que, até o momento, não há análises de longo prazo sobre os impactos dessas práticas educativas nos homens após sua participação. Contudo, evidências obtidas por meio de depoimentos de psicólogos que atuam em grupos com esses homens apontam para transformações significativas. Entre elas, destacam-se a reconstrução de ideias inovadoras sobre masculinidade e o desenvolvimento de um maior contato com as próprias emoções, promovido pelo processo psicoeducativo. Desta forma, conclui-se que a educação é uma ferramenta essencial para promover mudanças nos comportamentos relacionados às violências de gênero, reforçando a necessidade de ampliar e aprofundar estudos sobre a temática.