Otimismo e adesão de docentes ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia, Docência, Ensino Superior, Otimismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar aspectos relacionados à adesão de docentes universitários ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e identificar se o otimismo influenciaria na maior adesão. No ensino superior, observa-se ampliação do uso de tecnologias, principalmente devido à pandemia da COVID-19, promovendo a necessidade de adaptação dos docentes quanto às ferramentas digitais. Considera-se que características psicológicas positivas, como o otimismo, poderiam influenciar o docente quanto à maior adesão ao uso de TICs. A pesquisa foi realizada de maneira online, com a participação de 50 docentes universitários, de diferentes cursos. Os resultados indicaram que 64% relataram adesão positiva, no entanto, foi inferido que o otimismo é uma característica relevante, mas não determinante na adesão. Concluiu-se, com a análise qualitativa dos dados, que a adesão de docentes ao uso de TICs está relacionada a diferentes aspectos, como: percepção de capacidade para usar diferentes ferramentas, avaliação da tecnologia como facilitadora do trabalho e possibilidade de promover aulas mais dinâmicas.

Downloads

Publicado

07/22/2024