Contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de Física:

uma revisão sistemática

Autores

  • Larissa Esser
  • Renata Shneider
  • Kariston Pereira

Resumo

O presente estudo permitiu traçar um recorte da atual produção científica sobre a epistemologia de Gaston Bachelard e suas contribuições para o ensino de Física no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática em dois periódicos da
área: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), no período de 2015 a 2020. Como ambos são realizados pela Sociedade Brasileira de Física de forma intercalada e com periodicidade de dois anos, portanto as buscas envolveram os anais do SNEF de 2015, 2017 e 2019, e os anais do EPEF de 2016, 2018 e 2020. Os resultados revelam que, ao longo desse período, foram produzidos cinco trabalhos que versam sobre a epistemologia de Bachelard, os obstáculos epistemológicos e o perfil epistemológico. A quantidade de produções acadêmicas dentro dessa perspectiva é baixa, evidenciando a necessidade da inserção e valorização das discussões acerca da história e filosofia da ciência no ensino de Física, o que pode contribuir para a superação de diversos obstáculos e a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Renata Shneider

O presente estudo permitiu traçar um recorte da atual produção científica sobre a epistemologia de Gaston Bachelard e suas contribuições para o ensino de Física no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática em dois periódicos da área: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), no período de 2015 a 2020. Como ambos são realizados
pela Sociedade Brasileira de Física de forma intercalada e com periodicidade de dois anos, portanto as buscas envolveram os anais do SNEF de 2015, 2017 e 2019, e os anais do EPEF de 2016, 2018 e 2020. Os resultados revelam que, ao longo desse período, foram produzidos cinco trabalhos que versam sobre a epistemologia de Bachelard, os obstáculos epistemológicos e o perfil epistemológico. A quantidade de produções acadêmicas dentro dessa perspectiva é baixa, evidenciando a necessidade da inserção e valorização das discussões acerca da história e filosofia da ciência no ensino de Física, o que pode contribuir para a superação de diversos obstáculos e a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem

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Publicado

07/29/2022 — Atualizado em 12/20/2021

Edição

Seção

Artigos