CONSCIENTIZAÇÃO EM UM CURRÍCULO DE INFORMÁTICA

Um Estudo de caso de um Modelo de Informática Comunitária em Bangalore, Índia.

Autores

  • Erik Byker

Resumo

Políticas públicas na Índia asseveram que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vêm promovendo benefícios educacionais e provendo modos inovadores de educar crianças indianas em idade escolar. Entretanto, muitas das crianças na Índia não têm acesso nem mesmo a um único computador em suas escolas ou onde habitam. Isso é especialmente comum nas áreas de favelas indianas, as quais, frequentemente, refletem o “efeito Matthew”, no qual os ricos se tornam mais ricos, e os pobres, mais pobres, baseados em seus níveis de acesso a recursos como tecnologia informática. O objetivo deste estudo é descrever e relatar a respeito de intervenções em tecnologia informática destinadas a jovens vivendo em favelas indianas. Especificamente, o artigo examina um estudo de caso de um esforço de base, chamado de modelo de informática comunitária,
em Bangalore, Índia. Esse modelo é um centro tutorial frequentado por jovens fora do horário escolar, que provê um currículo holístico de educação em informática para ajudar os estudantes a aprender tanto sobre tecnologia informática como para usar o computador para transformar sua comunidade. Empregando o conceito de Paulo Freire de conscientização como estrutura teórica, o artigo analisa e discute as implicações que um modelo como este, de informática comunitária, poderia ter em auxiliar as crianças de favelas indianas a desenvolver uma consciência crítica sobre problemas sociais, assim como a usar a tecnologia computacional com propósitos emancipatórios.

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Publicado

06/15/2013