A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NOS CURRÍCULOS DE ENGENHARIA
Resumo
Este trabalho está integrado em uma colaboração internacional entre quatro universidades, pertencentes a países diferentes, e pretende contribuir para uma comparação das perspectivas existentes entre Espanha, Portugal e México, para a inovação curricular na área profissional de Engenharia. Neste artigo, iremos apresentar perspectivas comparadas dos alunos dos cursos de Engenharia de quatro universidades iberoamericanas: em Portugal, a Universidade do Minho; na Espanha, a Universidade da Coruña; e duas universidades pertencem ao México, a Autônoma de Aguascalientes e a de Guanajuato. Analisamos as percepções de alunos sobre o lugar da responsabilidade social no currículo dos cursos, assim como o que é vivenciado e experienciado pelos alunos naquilo que diz respeito à responsabilidade social, no senso amplo no ambiente das experiências na sociedade em geral
e específico no ambiente universitário. Para a coleta dos dados, utilizamos o instrumento qualitativo denominado grupo focal. Este trabalho pretende contribuir para a inovação curricular e educacional na educação superior. As preocupações com a responsabilidade social foram, em junho de 2012, debatidas em escala global pelo Rio+20. Urge debater a problemática da Responsabilidade Social Universitária (RSU), pois as instituições de ensino superior são agentes privilegiados no que diz respeito à sedimentação da importância da temática junto aos alunos, à ação docente e à sua gestão. A área de Engenharia, aqui tratada mais especificamente, é fulcral para a criação de um futuro sustentável, pois é composta de atividades profissionais com grande impacto em termos da tríade da responsabilidade social, envolvendo, conjuntamente, seus aspectos ambientais, econômicos e sociais.