EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
As Vozes dos Oprimidos
Resumo
O analfabetismo no Brasil ainda se encontra em patamares altíssimos, e, diante desse fato, não é possível deixar de discutir o tema. Além dos programas governamentais, de organizações não governamentais (ONGs) e de entidades do terceiro setor, que se preocupam com essa questão, vislumbramos universidades que, por meio da extensão, empenham-se nesse trabalho. Este texto tem por objetivo apresentar uma experiência de alfabetização de jovens e adultos desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trata-se do projeto denominado Educação Interdisciplinar de Jovens e Adultos, que pertence ao Núcleo de Trabalho Comunitário (NTC) O trabalho fundamenta-se em autores que discutem as categorias cidadania (GOHN, 2003, 2009; MARSHALL, 1967) e reconhecimento social (HONNNETH, 2007, 2009). Utilizamos como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com seis alfabetizados. Os dados apontam que as metodologias empregadas nas aulas ministradas pelos educadores sociais são primordiais para a alfabetização, uma vez que oferecem aos alfabetizandos a chance de entrar em contato com a leitura e a escrita, de forma diferenciada. Ressaltam que têm a oportunidade de se expressarem e que nada é forçado, isto é, são valorizados o ritmo e a experiência de vida de cada um, fato esse que os faz sentirem-se valorizados e reconhecidos como cidadãos.