A PRÁXIS EDUCATIVA E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ABRIGOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Juliana Gama Izar

Resumo

O presente artigo busca resgatar a história nacional das práticas institucionais voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes acolhidos e refletir acerca de seu papel educacional. Entendidos como espaços socioeducativos e garantdos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como uma medida de proteção, os abrigos nem sempre cumprem o seu papel principal, que é a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos. Nesse sentido, faz-se necessário mais que um reordenamento institucional. É imperativa a alteração de suas práticas educativas, e, para tanto, o projeto pedagógico se destaca como instrumento possível para a fundamentação e norteamento de suas práticas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a especificidade do projeto pedagógico (comum em espaços de educação formal) para abrigos que se orientam pela prática da educação social.

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Publicado

06/15/2013