TERCEIRA IDADE, EDUCAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL:
Uma análise pautada no Projeto "Sempre é Tempo de Saber"
Resumo
O artigo ora apresentado aborda a temática terceira idade, educação social e inclusão digital, evidenciando confluências analíticas pautadas em uma pesquisa desenvolvida junto ao projeto extensionista “Sempre é Tempo de Saber”. A justificativa deste trabalho é compreender a realidade dos idosos e a educação social voltada à terceira idade para respaldar as transformações do mundo atual. Assim, temos por objetivo discutir a ação da educação e/ou pedagogia social voltada à terceira idade, tendo por pauta compreender como se processa a aprendizagem nessa fase da vida, bem como demonstrar os benefícios da alfabetização digital, para melhora da qualidade de vida dos idosos, estímulo cognitivo e favorecimento da interação social. Como metodologia do estudo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, a qual utilizou para a coleta de dados levantamento bibliográfico, análise documental de materiais coletados junto ao Projeto “Sempre é Tempo de Saber”, vinculado ao curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (UNESPAR/FAFIUV), aplicação de um questionário semiestruturado aos participantes do projeto e entrevista e captação de depoimentos junto as monitoras/voluntárias. Tomando por base os aportes teóricos de Freire (1996), podemos concluir que o conhecimento não é acabado; somos seres em constante desenvolvimento e construção, na busca de nossa liberdade e novas conquistas, portanto a terceira idade não é marca do fim da vida, mas uma nova fase, que pode representar um novo começo e a construção de outras aprendizagens, e é com essa atitude positiva e proativa que ensejamos a pesquisa apresentada.