O AUTO DO BUMBA MEU BOI
CULTURA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
A alfabetização é um dos grandes desafios do século XXI. Assim, professores, conscientes de seu papel no processo de alfabetizar, buscam realizar ações pedagógicas que enfoquem o desenvolvimento e a construção da linguagem a partir de atividades que possibilitem a leitura e a escrita em dimensões reais, naturais, significativas e vivenciadas. Na tentativa de atingir tal propósito e cientes de que é inegável o papel da cultura popular na vida de todo ser humano, elaborou-se o Projeto Auto do Bumba-Boi, cujas atividades realizadas com as histórias de Catirina e de Pai Francisco, personagens do auto, visavam alfabetizar alunos da III etapa do ensino fundamental de uma escola pública de São Luís, Maranhão, usando as manifestações culturais da região a que eles pertencem. Vale ressaltar que o bumba meu boi, dança escolhida como eixo da pesquisa, é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. Com origem datada do século XVIII, ele está presente em diversos estados com diferentes nomes: boi-bumbá, boi de reis, reisado cearense e boi de mamão.