O ChatGPT e suas interferências nos processos educacionais:

a pergunta como elemento de ensino e aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia da Pergunta, Inteligência Artificial, Práticas Pedagógicas, ChatGPT

Resumo

O artigo discute o atual panorama educacional face ao funcionamento do ChatGPT, enquanto uma Inteligência Artificial (IA).  Diferentes práticas pedagógicas precisam ser revistas no cenário contemporâneo educacional, principalmente, as ancoradas em estruturas colonizadoras e opressoras, que preservam uma Educação de modelos ultrapassados. No liame das possíveis ferramentas que as IAs podem oferecer à Educação, o ChatGPT mostra-se como um grande desafio, principalmente, pelas significações negativas polarizadas socialmente sobre seu funcionamento nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a incorporação responsável do ChatGPT como metodologia educacional, pode promover uma abordagem mais dinâmica e significativa para o ensino e aprendizagem, considerando o ato perguntar, como uma prática pedagógica transformadora. Assim, este trabalho se apoia na seguinte questão: o ChatGPT pode produzir interferências significativas nos processos de ensino e aprendizagem, pela prática da pergunta e da pesquisa?  O objetivo geral deste artigo é compreender o modo que o ChatGPT interfere nos processos educacionais, no que diz as práticas educativas, mediada pela ação de construir perguntas estratégicas e analisar de maneira coerente as respostas. O estudo, de cunho qualitativo, se caracteriza por investigação bibliográfica e documental. Percebe-se, após esse estudo, a necessidade de uma educação mais conectada com os anseios e desafios do século XXI, na qual os educadores estejam dispostos a enfrentar os desafios da era digital. Isso implica não apenas em dominar as ferramentas tecnológicas disponíveis, mas também em desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao seu uso pedagógico. O ChatGPT surge como uma ferramenta promissora nesse contexto, proporcionando novas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Pós-doutor em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí (2021). Doutor (2019) e Mestre (2016) em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí, filiado a linha de pesquisa da Análise de Discurso Francesa (Pêcheux e Orlandi). Especialista em Neuropsicologia e Neuropedagogia nos processos de aprendizagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2022). Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2012). Graduado em Gestão pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2010). Certificação Internacional como Analista Comportamental pela Sommerfeld / Sólides. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e suas discursividades (LEduDi), certificado pelo CNPq. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Vale do Sapucaí. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade - PPGEduCS. Professor em diferentes cursos de Pós-graduação Lato Sensu em distintas instituições. Professor de Graduação em diferentes cursos na Universidade do Vale do Sapucaí. Formador no Projeto Verbalize - Ações para abraçar no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Consultor, Business Partner e Palestrante na área de Gestão de Pessoas.

Franciele Marques , Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Franca (2017) e graduação em Licenciatura em Educação Especial pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019). Atualmente é professora de história. da ESCOLA ESTADUAL ANTONIO SANTOS e professora de história. da ESCOLA MUNICIPAL DONA GERCINA VILAS BOAS ALVES. Tem experiência na área de História, com ênfase em História

Lilian Rodrigues Santos Viana, Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Mestranda em Educação pela UNIVÁS. Graduada em Pedagogia. Especialização em Educação Especial pela UNIASSELVI. Especialização em Educação Infantil e Informática na Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Curso de extensão pré-acadêmico afirmação na pós 2023 pela FAE/UFMG. Atuou na educação básica como professora efetiva Alfaberizadora da Rede Municipal da Prefeitura de Buritizeiro e Professora Efetiva da Educação Infantil da rede Municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Desempenhou funções de Supervisora Regional e posteriormente de Diretora Educacional, coordenando e orientando a implementação das políticas públicas para educação nas escolas que compõem a circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Pirapora. Cargo efetivo como Especialista em Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais- SEEMG, atualmente parte do Núcleo de Gestão Pedagógica Regional - NGPR na SRE Pirapora. Atua como coordenadora do Programa Nacional de acesso ao Ensino Médio e Técnico e Emprego - PRONATEC.Liderança local. Esteve na presidência da Associação dos Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, por dois mandatos. Atualmente é membro colaborador de ações coletivas locais e faz parte do Grupo Mulheres do Brasil.

Roberta Cortez Gaio , Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, especialização em Ginástica Rítmica pela Faculdades Integradas Castelo Branco - RJ, especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Professora dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 2000 a 20006 e Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de 2009 a 2011. Idealizadora, coordenadora e professora do projeto de Extensão - Ginástica Rítmica Popular - da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 1989 a 2006, com representação da cidade Piracicaba nos Jogos Regionais e Abertos. Coordena o projeto de extensão GGDSAL - Grupo de ginástica e dança do UNISAL/Liceu - Campinas/SP de 2014 a 2023. Autora e organizadora de diversos livros na área da Educação e Educação Física. Desenvolve pesquisas relativas aos temas: Diversidade da condição humana, Inclusão e Formação Profissional; Manifestações Culturais de Ginástica e Dança na Escola. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucai - MG (UNIVÀS). e é membro dos grupos de pesquisa da UFAM e UNICID.

Tamyres Cecília da Silva , Faculdade de Extrema

Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Lavras (2015), Língua Inglesa pela UniSanta (2024) e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí, como Bolsista FAPEMIG (2018). Cursando Psicologia pela Faex - Faculdade de Extrema (8 período). Atuou como professora de Língua Portuguesa no Colégio Nilta DOnófrio de Carvalho- Rede Objetivo e Tutora dos Cursos de Pedagogia, Letras (Português e Inglês), Filosofia e História da Universidade São Francisco.Atuou também na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Colégio Pense, do Sistema de Ensino Mackenzie.É professora de Português Instrumental, Inglês Instrumental e áreas da Linguagem e Comunicação da Faculdade de Extrema - FAEX, onde atua como Pesquisadora, Tutora, membro do Núcleo de Educação à Distância e atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia EaD. Atua como professora de Inglês na Educação Infantil e Ensino Fundamental pelo CNA. É Consultora Educacional, analista técnica de materiais e produtora de conteúdos didáticos na microempresa Tamyres Silva Serviços Educacionais. Como colunista colaboradora, escreveu textos para Jornal O Registro - Sul de Minas, Site SPFC1935 (Esportes), Site Superela e Revista Nova Enfoque. Membro do Conselho Editorial da Revista E-locução.

Downloads

Publicado

08/28/2024