O ChatGPT e suas interferências nos processos educacionais:
a pergunta como elemento de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Pedagogia da Pergunta, Inteligência Artificial, Práticas Pedagógicas, ChatGPTResumo
O artigo discute o atual panorama educacional face ao funcionamento do ChatGPT, enquanto uma Inteligência Artificial (IA). Diferentes práticas pedagógicas precisam ser revistas no cenário contemporâneo educacional, principalmente, as ancoradas em estruturas colonizadoras e opressoras, que preservam uma Educação de modelos ultrapassados. No liame das possíveis ferramentas que as IAs podem oferecer à Educação, o ChatGPT mostra-se como um grande desafio, principalmente, pelas significações negativas polarizadas socialmente sobre seu funcionamento nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a incorporação responsável do ChatGPT como metodologia educacional, pode promover uma abordagem mais dinâmica e significativa para o ensino e aprendizagem, considerando o ato perguntar, como uma prática pedagógica transformadora. Assim, este trabalho se apoia na seguinte questão: o ChatGPT pode produzir interferências significativas nos processos de ensino e aprendizagem, pela prática da pergunta e da pesquisa? O objetivo geral deste artigo é compreender o modo que o ChatGPT interfere nos processos educacionais, no que diz as práticas educativas, mediada pela ação de construir perguntas estratégicas e analisar de maneira coerente as respostas. O estudo, de cunho qualitativo, se caracteriza por investigação bibliográfica e documental. Percebe-se, após esse estudo, a necessidade de uma educação mais conectada com os anseios e desafios do século XXI, na qual os educadores estejam dispostos a enfrentar os desafios da era digital. Isso implica não apenas em dominar as ferramentas tecnológicas disponíveis, mas também em desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao seu uso pedagógico. O ChatGPT surge como uma ferramenta promissora nesse contexto, proporcionando novas práticas pedagógicas.