Formação e prática pedagógica do docente da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Cássia Fernanda Viana dos Santos
  • Diógenes José Gusmão Coutinho
  • Andréia Santiago Resende
  • Adriana Viana Ferrer

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Formação de professores, EJA

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a formação necessária do docente alfabetizador para atuar na EJA, uma vez que é uma modalidade diferenciada de ensino que possui particularidades próprias. No desdobramento dessa questão, buscou-se discutir e analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes, a relevância da sua formação continuada e as novas configurações dessa modalidade educativa. Para a construção deste trabalho, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que consiste em analisar e interpretar aspectos muito particulares. Utilizamos para recolha dos dados um questionário, que nos permitiu conhecer a visão dos participantes acerca do tema. Os sujeitos desta pesquisa são educadores da modalidade de EJA que ensinam em escolas públicas e privadas do Recife. Os resultados foram analisados por meio de categorias criadas a partir das respostas dos participantes, nas quais eles revelaram que não possuíam uma formação específica para atuar na EJA.

Downloads

Publicado

06/06/2020