Os exercícios lógico-matemáticos e os relatos memoriais de idosos em um espaço de Educação Não Formal
Palavras-chave:
Educação Não Formal, Idosos, História Oral, Educação MatemáticaResumo
O objetivo principal deste trabalho foi analisar as possibilidades de exercícios lógico-matemáticos em espaços não formais a partir dos relatos memoriais de pessoas idosas. O trabalho foi realizado em uma instituição de caráter público, denominada “Centro Novo Dia para Pessoas Idosas”, na cidade de Americana/ SP. Para a realização das investigações que contemplem os objetivos da pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre os temas do estudo. Ele alimentou o roteiro para a realização de entrevistas com seis idosos que frequentam a instituição. Esse processo foi realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, a história oral, com ênfase em duas técnicas: a entrevista aberta e o depoimento temático. Para a análise dos dados, as entrevistas foram transcritas e os critérios de agrupamentos para análise foram definidos a partir das informações resgatadas pelos participantes. Houve implicações no bem-estar dos sujeitos no que se refere à socialização e manutenção de independência e estimulação cognitiva, principalmente em relação aos idosos, o que promove vínculos por meio da construção de novas relações e desenvolvimento pessoal.