Ensino de química e letramento científico
análise dos livros didáticos do PNLD
Palavras-chave:
Química, Livro didático, Letramento científicoResumo
O livro didático é um importante recurso para embasamento e aporte teórico do professor. Nesse sentido, este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, discute sobre os diferentes gêneros textuais presentes nos conteúdos de termo química dos livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2008 a 2018. A pesquisa teve como premissa uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi utilizada a análise bibliográfica, e o tratamento dos dados se deu por meio da análise textual discursiva. Em suma, foi possível depreender, mediante as análises textuais, os exercícios e as observações a cada período, que houve predominância de textos escritos pelos agentes de produção dos livros didáticos e poucos textos de fontes e gêneros textuais variados. Dessa forma, apesar dos avanços, alguns livros de química ao longo do PNLD ainda não contemplam de forma plena os conteúdos para o letramento científico.