Estratégias de leitura e suas contribuições para a formação do leitor nos anos iniciais
Palavras-chave:
Leitura, Leitor, Compreensão, EstratégiasResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições das estratégias de leitura para a formação do leitor nos anos iniciais. Justifica-se pela necessidade de repensar as concepções e práticas de leitura vivenciadas ao longo da formação leitora, apresentando possibilidades e estratégias para a formação de um leitor autônomo. Neste sentido, delineou-se a problemática da pesquisa: quais são as contribuições das estratégias de leitura para a formação do leitor nos anos iniciais? O estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, em diálogo com Leffa (1999) e Silva (1984, 1999), que buscaram compreender as diferentes concepções de leitura, e Luria (2010), Souza et al. (2010), Souza, Girotto e Silva (2012), Souza e Girotto (2011), Souza e Girotto (2013), Solé (1998), entre outros, que destacaram em seus estudos a importância das estratégias de leitura e da leitura literária como caminho para a compreensão leitora nos anos iniciais.