Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores

Autores

  • Tássia Fernandes Ferreira
  • Kátia Maria de Moura Evêncio

Resumo

Na presente pesquisa, temos como objetivo principal investigar as necessidades formativas de docentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em um estudo de caso, o processo metodológico contou com o uso de questionário on-line aplicado a esses sujeitos especificados. A análise nos permitiu, além da identificação das necessidades formativas docentes, verificar que suas percepções apontam para o reconhecimento de que a formação inicial deve ser indissociável da formação continuada, compreendendo a ideia de um continuum nessa formação, na perspectiva de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa proporcionou a escuta das professoras, valorizando o diálogo e as aproximações com os docentes em seu contexto de atuação, propondo o exercício da reflexão e do compartilhamento de ideias.

Downloads

Publicado

07/29/2022

Edição

Seção

Artigos