Estado, educação e ações micropolíticas
Resumo
O capitalismo se constituiu não só em um modo de produção, mas também em uma forma de pensamento hegemônico que invisibilizou outras formas de se produzir, assim como de constituição das pessoas, alienando-as e individualizando, a ponto de que não mais se enxergassem como integrantes de um todo. Esse processo foi em parte feito mediante o uso de violência exacerbada. Entretanto, existe, por recomendação do sistema, uma preferência pelo uso das ideologias que ocultam a realidade da exploração e alienação impostas pelo sistema capitalista. Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre Estado e ações micropolíticas no campo da educação. Toma como eixos de discussão conceitos e argumentos do pensamento materialista histórico e a narrativa apresentada no documentário “Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler (2017). O referencial teórico usado para embasar a discussão sobre o Estado, educação e ações micropolíticas é a obra marxiana e marxista, principalmente de pensadores fora do eixo europeu, ou seja, foram privilegiados marxistas sul-americanos, cujos olhares estão mais aptos para discernir acerca das reais demandas locais e analisar as possibilidades de práticas sociais de resistência.