Dialogia em sala de aula
contribuições do desenvolvimento de debates e uso de argumentação no ensino de Química
Resumo
No presente artigo, analisaram-se as contribuições de práticas de ensino que envolvem o uso de debates e o desenvolvimento de argumentação em diálogo com investigações do campo de estudos e pesquisas da Educação Química. Para tanto, levantaram-se as publicações socializadas na Revista Química Nova na Escola desde a sua fundação em 1995, por considerar esse período representativo da produção científica daquele campo de conhecimento. A análise dos trabalhos foi ampliada, embasada em estudos do campo da linguagem, compreendida como constituidora da subjetividade dos sujeitos (VYGOTSKY, 2014; BAKHTIN, 2006; BAKHTIN [VOLÓCHINOV], 2012). Os resultados indicam, primeiro, a atualidade do tema e, segundo, que há uma unanimidade entre os trabalhos analisados na articulação entre o uso de debates e a abordagem Ciência-Tecnologia--Sociedade (CTS). O estudo desenvolvido permite acenar para as contribuições dessa perspectiva de prática pedagógica como alternativa ao ensino tradicional tanto como possibilidade de articulação entre o desenvolvimento científico e a sociedade quanto como caminho de promoção de desenvolvimento de senso crí tico, pensamento reflexivo, tomada de decisão e desenvolvimento do pensamento.