Para além do laudo e da literatura
as contribuições da arte e dos jogos no trabalho educativo inclusivo
Resumo
Este relato de experiência é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso e envolve ações educativas e interventivas realizadas como parte do currículo de formação em um curso de Pedagogia. Seu objetivo é refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, por meio de jogos e artes, de um jovem com duas deficiências associadas: paralisia cerebral moderada e deficiência intelectual leve. Congrega levantamento e estudo bibliográfico, bem como ações educativas interventivas. O embasamento teórico conta com Jemta et al. (2005), Arnaud et al. (2008), Read (1986), Cazeiro e Lomônaco (2011) e outros. Os dados analisados permitem dizer que houve avanço significativo nas habilidades cognitivas e motoras do jovem a partir do emprego das práticas em conjunto com as demais práticas assistidas de outras áreas. Também houve o reconhecimento das capacidades e potencialidades para além das supostas e afirmadas limitações, valorizando o sujeito da ação nas suas potências e superações. Por fim, este trabalho mostra a importância de se aliar a pesquisa teórica à prática interventiva como contribuição para a boa formação dos futuros professores.