Pela urgência de voltar a “andar espantado de existir”

a escola como lugar da cidadania ativa

Autores

  • Maria Jorge Rama Ferro

Resumo

Inspirada pela possibilidade de começar na escola a conscientização das novas gerações, foi planejada uma intervenção para um estudo-piloto, no ano letivo 2018/19, em uma escola secundária (com 3º ciclo) da cidade de Coimbra, envolvendo cerca de 900 estudantes (de 1.017 inscritos) a propósito da eleição para a Direção da Associação de Estudantes (DAE). Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos para reunião de apresentação do projeto de mudança e de reflexão (primeiramente, o 3º ciclo, estudantes mais novos; em seguida, o secundário, estudantes mais velhos e mais ligados aos processos de candidatura e esquemas de campanha). Da estranheza e rejeição iniciais, os estudantes perceberam as implicações da tarefa de candidatura como procedimento de apresentação de um pensamento para o coletivo e assumiram a alteração de comportamentos. No novo ano letivo, espera-se que a apresentação de listas candidatas decorra dentro do padrão de respeito pelos princípios de cidadania e de efetiva apresentação de ideias e de estratégias de contato e comunicação com os colegas de escola, potenciais eleitores. A importância do diálogo, do debate de ideias, do pensamento de cidadania construído a partir dos quadros de referência dos sujeitos é a grande conclusão deste projeto.

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Publicado

09/10/2019