A influência dos Estados Unidos na educação paulista
ensino secundário e superior agrícola (ESALQ/USP) - Piracicaba (1881-1985)
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as relações entre uma das principais escolas de agricultura da América Latina, a ESALQ/USP, e professores dos Estados Unidos, os quais, desde os primeiros momentos de fundação da escola, estão presentes direta ou indiretamente no interior da centenária instituição piracicabana. Por limitações estruturais brasileiras e sua dependência histórica diante dos países do norte, foi constatado que as intervenções estadunidenses na educação agrícola foram uma estratégia imperialista de ideologização cultural dos brasileiros, solicitada pela classe dirigente brasileira, acentuada na década de 1960, período de efervescência da Guerra Fria e da ditadura civil-militar, quando foram assinados diversos convênios com o governo norte-americano via USAID. O aporte teórico e a metodologia utilizada fundamentam-se no materialismo histórico dialético e na pesquisa com fontes primárias encontradas na ESALQ/USP, no IHGP, no Arquivo do Estado de São Paulo e também em pesquisa bibliográfica.