Masculinidades Diversas

Promovendo Inclusão e Equidade através de Políticas Educacionais e Programas Extracurriculares.

Autores

  • Camila dos Santos Cunha
  • Carolaine Camargo da Silva
  • George Moraes De Luiz Universidade Federal de Rondonópolis
  • Myllena Oliveira Portela

Palavras-chave:

Masculinidades, Inclusão, Equidade, Políticas Educacionais, Programas Extracurriculares

Resumo

O artigo “Masculinidades Diversas: Promovendo Inclusão e Equidade através de Políticas Educacionais e Programas Extracurriculares” analisa como as políticas curriculares, práticas disciplinares e programas extracurriculares influenciam a construção das masculinidades no ambiente escolar brasileiro. Inicialmente, discute-se como as políticas curriculares reforçam normas tradicionais de gênero. Em seguida, examinará como as práticas disciplinares nas escolas reforçam normas tradicionais de masculinidade, punindo comportamentos não normativos e perpetuando a violência e a agressividade como aspectos aceitáveis da masculinidade. Por fim, o artigo discute o papel dos programas extracurriculares na promoção de masculinidades diversas e na criação de um ambiente escolar mais inclusivo. O estudo conclui que para promover uma educação mais inclusiva e equitativa para todos os estudantes, as políticas públicas devem apoiar essas iniciativas e garantir sua implementação. Sendo essencial reformular as políticas curriculares para reconhecer e valorizar a diversidade de gênero, implementar uma perspectiva de gênero transversal nos currículos e fornecer formação contínua para educadores sobre questões de gênero.

Biografia do Autor

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis. Na graduação, ministra disciplinas, preside o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Serviço Reflexivo para Homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis (SER), em parceria com o Juizado da Vara da Família do município de Rondonópolis. Na pós-graduação lato sensu, ministra disciplinas e orienta nas Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e do Idoso e em Saúde da Família. Na pós-graduação stricto sensu, ministra disciplinas e orienta no Programa de Mestrado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008), onde desenvolveu um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. É Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no mestrado e bolsas CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou estágio doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades. E-mail: george@ufr.edu.br

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Publicado

12/20/2023