O progresso tecnocientífico e o desafio de construir uma educação para o futuro
dialogando com Teilhard de Chardin, Van Rensselaer Potter e Edgar Morin
Resumo
Vive-se em tempos difíceis, complexos e críticos. Mais do que uma época de mudanças profundas, presencia-se uma mudança de época em que os valores culturais, sociais, políticos, religiosos e técnicos trazidos pela tradição parecem se liquidificar. Tal constatação desafia todos a construir de um novo mundo, uma sociedade mais justa e solidária, educando hoje as gerações futuras. Partindo dessas considerações, o presente artigo, de cunho teórico e bibliográfico, consiste em um exercício de aproximação e diálogo entre as obras de três pensadores que reivindicam, a partir de diferentes referências conceituais, um compromisso ético para a ciência e a educação, com base em valores que respeitam o ser humano em sua dignidade, os seres vivos no seu habitat e a terra na sua beleza. O texto inicia com uma introdução ao pensamento de Teilhard de Chardin e a chamada “revolução da consciência”. A seguir, discutem-se Van Rensselaer Potter e a sua bioética como “ponte para o futuro” e a perspectiva da “bioética global”; então se avança com Edgar Morin, com o seu “pensamento complexo” e a busca de uma “ciência com consciência”. Finaliza-se apresentando suas contribuições para a educação do futuro em uma perspectiva esperançosa que busca reconciliar ciência, ética e vida.