n. Número 23: A emergência da profissão do Educador Social: uma aproximação a partir dos processos de profissionalização

Resumo

A formação inicial dos Educadores Sociais, em Portugal, tende a inscrever-se numa lógica difusa, tanto ao nível do perfil formativo-profis- sional, como ao nível do seu referente competencial. O propósito desta comunicação visa apresentar uma aproximação a um modelo formativo, tendo como matriz disciplinar específica a Pedagogia Social. Partindo de um referencial de competências (Sáez, 2009), sugerimos uma ou- tra abordagem em relação à consolidação do exercício profissional dos Educadores Sociais. A crescente oferta formativa nesta área, ao nível do ensino superior, exige que se produzam referentes partilhados no do- mínio conceptual, metodológico e deontológico. Caso contrário, a lógi- ca de “desprofissionalização” tenderá a impor-se nos diversos sectores de intervenção onde trabalha o(a) Educador(a) Social. A formação dos profissionais de Educação Social deve centrar-se numa lógica profissio- nal. É a partir deste enfoque que temos vindo a investigar.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Coelho Canastra
Doutor em Ciências da Educação, área disciplinar de Pedagogia So- cial. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). E-mail: canastra@ipleiria.pt

Publicado: 02/08/2012