n. Número 27: Pioneiros: convergências e divergências na interpretação dos ideais de Educação e Sociedade

Resumo:

Os fatos que emergem no cotidiano da História são causados por processos complexos. Não basta à História apenas catalogá-los num certo período de tempo ou num determinado espaço geográfico, mas, sobretudo, interpretar os processos que os fazem irromper. O fato, enquanto fato, é episódio momentâneo e fugaz. Mas as forças profundas que o geram só são perceptíveis pelo processo de reflexão, de análise e de conjunção de fatores. A concentração de fatos semelhantes permite ao pesquisador supor que nascem de um mesmo substrato, seja político, social ou econômico

Bibliografia do Autor:

Dílson Passos Júnior

Professor do Centro UNISAL - Lorena Mestrando em Educação da Universidade de São Francisco Bragança Paulista-SP

A Escola constitui instrumento de controle social que plasma o caráter nacional. Anísio Teixeira A reforma integral na Educação pressupõe mudanças na estrutura social.

Paschoal Lemme

Publicado: 07/31/2013