n. Número 38: Construção e vivência de valores: aprendendo a ser e a conviver

Resumo:

Este trabalho de intervenção e pesquisa foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão entre 2006-2009, em uma escola de Ensino Fundamental, da cidade de Bauru (SP) com os objetivos de favorecer a construção da cidadania e fortalecer nos adolescentes a autoestima, o autoconhecimento e o exercício dos direitos e deveres, de modo a fa- cilitar a inserção no coletivo, percebendo-se como agentes de transfor- mação social. Trata-se de adaptação do Projeto desenvolvido na Bahia pela Fundação ODEBRECHT focando os temas transversais: Ética, Educação Sexual, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Saúde e Meio Ambiente. Tais temas – além de outros que cada escola necessita priorizar em função das vicissitudes que vivencia – devem permear transversalmente o currículo para criar, transformar e favorecer o de- senvolvimento deles, por meios da convivência cotidiana. A metodo- logia da pesquisa foi baseada na pesquisa-ação. Para a coleta de dados consideramos as atividades desenvolvidas nos grupos e o resultado do Defining Issues Test (DIT-1) aplicado antes e depois do projeto. O re- sultado indica que houve discreta mudança no desenvolvimento moral dos adolescentes e novas percepções sobre os problemas que se apre- sentam na realidade, propiciando a construção de valores presentes na proposta dos temas transversais, observou-se ainda maior participação dos alunos nas atividades coletivas da escola.

Bibliografia do Autor:

Bruna Rafaela Consulo Belizário

Pegagoga - UNESP - Bauru. E-mail:brubelizario@yahoo.com.br.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Professora Doutora do Departamento de Educação e do Progra- ma de Pós-Graduação em Psicologia do desenvolvimento e da apren- dizagem - UNESP - Bauru. E-mail: verinha@fc.unesp.br;

Rita Melissa Lepre

Professora Doutora do Departamento de Educação - UNESP - Bauru. E-mail: melissa@fc.unesp.br

Publicado: 04/30/2017