n. Número 39: Revitalização do patrimônio cultural e experiência educativa através do cineclubismo

Resumo:

A partir da leitura do texto “A era do cinema”, de Arnold Hauser e das visitas ao antigo cinema de Francisco Morato, surgiu o tema que resul- tou nesta pesquisa que tem como problema central as relações atuais estabelecidas com o patrimônio cultural em decorrência das media- ções entre tecnologia e cultura e a importância de analisar a produção cinematográfica neste contexto. Devido à ausência de espaços públi- cos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural produzido pelo cinema, optou-se por estudar a ação dos cineclubes para analisar em que medida exercem uma função social de valorização da cultura na relação com a tecnologia e sua eficiência aliada à construção de um processo educativo potencializador da percepção dos espectadores valorizando elementos históricos, sociais, da memória e de incentivo à prática cultural local e alternativa. Por meio de pesquisa bibliográfica e de campo a respeito das práticas cineclubistas em Itatiba e Jundiaí e das relações estabelecidas entre tecnologia, educação, cultura, e so- ciedade verificou-se a nítida atuação dos cineclubes enquanto prática social e ação fomentadora da experiência educativa, resgatando dife- rentes linguagens e possibilidades como instrumento de expressão e oportunidade de resistência e produção cultural.

Bibliografia do Autor:

Juliana Perez de Aragão Silva

Graduação em Eventos na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Centro Paula Souza). Integrante do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Email: julianapas@gmail.com.

Diego Fernandes Braz

Graduação em Eventos na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Centro Paula Souza). Integrante do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Email: braz.diego@hotmail.com.

Sueli Soares dos Santos Batista

Professora orientadora da pesquisa. Graduação em História (USP) e Filosofia (Unicamp). Mestrado e Doutorado em Psicologia do De- senvolvimento (USP). Pós-doutoranda em História e Filosofia da Edu- cação (Unicamp). Integrante do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Email: prof.sueli@fatecjd.edu.br.

Publicado: 12/29/2017